Apesar do adiamento da primeira edição do FIC RIO, que aconteceria entre os dias 25 e 27 de junho na Cinemateca do MAM, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Festival anuncia os filmes selecionados e indicados para premiação em suas 24 categorias.

Em breve, informará uma nova data para a realização desta edição, presencialmente.

O 1° FIC RIO – Festival Internacional de Curtas no Rio de Janeiro, idealizado e dirigido por Ivann Willig e Zeca Teixeira, acontecerá na Cinemateca do MAM, centro de patrimônio e memória audiovisual nacional. Os diretores contaram, ainda, com a ajuda de Luana Willig na realização de uma curadoria de olhar plural. Clarissa Kuschnir, Daniel Machado Gomes e David Massena compõem o júri especializado do Festival.

O Festival nasceu com o objetivo de trazer visibilidade ao cinema independente, mais especificamente aos curtas-metragens, dando voz e rosto aos realizadores e profissionais que coletivamente participam da criação de um filme.

Foram 330 filmes inscritos, sendo 246 curtas nacionais e 84 estrangeiros, de 27 países e 17 estados brasileiros. Deste total, setenta e sete filmes foram selecionados para concorrerem às indicações no expressivo número de 24 categorias a serem premiadas, sendo uma categoria exclusiva para os filmes universitários nacionais.

Nesta primeira edição, o FIC RIO já traz uma grande inovação na área de festivais. Através de uma parceria firmada com o FestCine Pedra Azul/ES e o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), o vencedor da categoria de Melhor Filme estará automaticamente selecionado para a próxima edição dos festivais parceiros, movimento que também ocorrerá no sentido inverso.

As páginas das redes sociais do Festival já estão sendo coloridas com os depoimentos dos diretores e profissionais indicados, podendo ser vistos pelo público nos endereços

https://www.instagram.com/fic_rio/  e https://www.facebook.com/festivalficrio

Para saber mais : http://www.ficrio.com