Convidada de quarta-feira foi Lucidarlen Novaes

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) encerraram na quarta-feira, 11, a série de videoconferências com os candidatos a prefeito municipal iniciada em outubro. O último encontro teve como convidada Lucidarlen Novaes (PMB) e seguiu o mesmo modelo adotado para os 16 postulantes à cadeira número um do Palácio Barão de Nova Friburgo: 30 minutos reservados à apresentação das propostas de governo e 30 minutos para debate com os empresários.

Lucidarlen deu ênfase aos seus projetos para a saúde. Ela afirmou que vai reestruturar o setor para garantir dignidade aos doentes, apoio aos familiares e condições de trabalho para os servidores. Pretende implantar a Clínica Integral da Mulher, que incluirá exames preventivos e tratamento psicológico, e melhorar a maternidade, com atendimento qualificado para gestantes de alto risco, que, na opinião dela, pode evitar a perda de muitas vidas. Prometeu retomar o programa de saúde da família e investir nos postos dos bairros e distritos, para desafogar o Hospital Raul Sertã. A candidata disse que sonha em tirar da unidade a ala infantil e construir anexo para instalar centro cirúrgico, CTI, sala de trauma e outras especialidades para crianças. Aos jovens, sinaliza com educação financeira e cartilhas sobre seus direitos e deveres, de maneira a conscientizá-los como cidadãos participativos.

A candidata ressaltou que Nova Friburgo passa por crescimento desordenado e enfrenta problemas decorrentes deste cenário, como invasão de imóveis, falta de saneamento, de coleta de lixo, formação de comunidades que vivem abaixo da linha da pobreza, aumento da criminalidade, entre várias questões sociais graves. Ela assegurou que irá organizar a cidade, fugir de erros que levem a gastos desnecessários, explorar o clima e as belezas naturais para incrementar o turismo. Para qualquer ação, imagina antes motivar o funcionalismo e colocar profissionais gabaritados em cargos adequados às suas competências.

“Às vezes, gestores com vasta experiência não conseguem efeitos satisfatórios porque não aproveitam as pessoas nos lugares certos. A dificuldade me trouxe até aqui, e eu não vou deixar escapar a chance de fazer tudo bem-feito. No meu governo, a humildade e a integridade vão prevalecer. Este é o legado que desejo para minha existência e para a minha carreira política”, salientou Lucidarlen.   

O presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, se declarou feliz com o resultado das reuniões, que se estenderam por quatro semanas e abriram espaço democrático para troca de ideias entre políticos e empresários do comércio. Ele comentou que os diretores que ouviram os candidatos também consideraram a prática extremamente positiva. Braulio classificou o processo como enriquecedor para ambos os lados.

“Cumprimos nosso objetivo. Com imparcialidade, chamamos os 16 candidatos, que defenderam seus argumentos. Conhecemos lideranças que estão surgindo, tivemos boas surpresas. As videoconferências nos ajudaram, cada um dentro das suas convicções, a definir nosso voto por aquele que assumirá a administração do município a partir de 1º de janeiro. Quem quer que seja eleito, contará com nossas entidades, que vislumbram sempre o desenvolvimento de Nova Friburgo”, arrematou.