Oitenta atletas de diferentes nacionalidades estarão juntos no próximo sábado,14, no Clube da Aeronáutica, a partir das 9h, para a etapa classificatória regional da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019.

A entrada será gratuita e o tema da competição este ano é “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que deixou o seu país”. A final regional vai ocorrer dia 21 de setembro, às 9h no Clube das Laranjeiras (Fluminense Football Club), em parceria com o Fluminense. Desde 2018, conta com o apoio do Sesc.

A etapa regional contará com 8 times, cada um representando uma nação de refugiados. O vencedor será classificado para as finais na etapa nacional – que este ano será disputado também no Rio de Janeiro. A Copa surgiu como uma iniciativa da organização não governamental (ONG) África do Coração, com o apoio da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Ao todo, a competição envolve aproximadamente 1.120 atletas de 39 nacionalidades, reunindo pessoas em situação de refúgio e migrantes. As disputas regionais acontecerão ainda no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Curitiba.