Acervo da família

O dia 13 de agosto será de festa sempre para os friburguenses.  Dia 13 de agosto celebramos o aniversário do inesquecível Dr. Dermeval Barbosa Moreira, o “ Médico do povo”, que dá nome à Praça no coração da cidade,  e é protagonista de histórias lindas no exercício da medicina e da cidadania.

Nascido em 1900, no 5º distrito de Macaé, hoje município de Conceição de Macabu, o jovem Dermeval foi estudar Farmácia em Leopoldina – Zona da Mata Mineira, onde conheceu sua esposa Dona Regina Tassara, amiga de juventude inseparável de minha avó, Tereza Graciolli.

Retornou à Macaé, onde abriu sua própria farmácia, mas transferiu-se para Niterói, com esposa e os filhos Derly, Vanor e Maurício, onde formou-se em Medicina, em 1931, pela Universidade Federal Fluminense – UFF.  Depois de formado, ainda clinicou em Macaé por poucos anos. A localidade de Macabu que já havia se emancipado no final do século, voltara à condição de distrito e Dermeval sonhava com melhores condições para o exercício da Medicina.  Só após um plebiscito pioneiro, unânime no primeiro distrito, a Lei Estadual 1438 de 15 de março de 1952 criou o município de Conceição de Macabu, tendo Macabuzinho como segundo distrito.

Dr. Dermeval desembarcou em Nova Friburgo em 31 de Maio de 1934, e já no ano seguinte enfrentou seu primeiro desafio, a epidemia de tifo, tendo que atender a mais de 150 pacientes. Começou a clinicar na antiga Farmácia Santa Terezinha e no consultório particular instalado inicialmente na Rua Oliveira Botelho, nº26.

Anos mais tarde, abriu o consultório no Edifício União, na Praça Getúlio Vargas, e também atendia, a qualquer hora do dia ou da noite, em sua residência na Rua Marques Braga. Ou, quando chamado, em todo e qualquer lugar da cidade.

Foi por suas mãos que meus pais vieram para Nova Friburgo. Dona Regina, sua esposa, pianista virtuosa, e sua filha Derly, foram alunas de meu avô, o maestro Nestor Massena (Dr. Dermeval adorava bandas de música e era Euterpense), e quando da inauguração da Agência do Banco do Brasil, em Nova Friburgo, na esquina da Rua Marques Braga, hoje Edifício Amazonas, conduziu a transferência do meu pai, já funcionário do Banco, para a cidade.

Durante os 40 anos de exercício da medicina em Nova Friburgo, Dr. Dermeval e Dona Regina, seus filhos e familiares, foram muito próximos e afetuosamente ligados a nós. Hoje recebi essa foto, enviada pelo seu neto, Dermeval. É sempre emocionante fixar o olhar nos olhos do Dr. Dermeval. Há um mar, infinito de bondade, que se abre para o mundo. Há a presença de Deus que se reflete até hoje nos exemplos deixados. Há amor. Porque sua vida foi pautada no respeito ao próximo e no acolhimento aos mais necessitados.     

Dr. Dermeval morreu no dia 6 de Maio de 1974, no início da noite, no Hospital São Lucas, no Paissandu, após vigília de todo o povo friburguense. Uma tristeza imensa tomou conta da cidade. Foram dias de luto oficial e meses de um vazio enorme. Anos de gratidão. Ainda hoje me emociona lembrar.