De segunda-feira, 14, até 20 de dezembro, as atividades produtivas em Nova Friburgo obedecerão às normas instituídas para a bandeira vermelha, conforme o decreto nº 819, publicado no Diário Oficial eletrônico do município nesta sexta-feira, que manteve o funcionamento dos setores dentro do sistema que regula a retomada gradual da economia na cidade.

Apesar da cor vermelha, as lojas de Nova Friburgo e de municípios vizinhos estão autorizadas a permanecer abertas até 22h.

Da próxima segunda-feira, 14, ao dia 24, véspera de Natal, graças a acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. A cláusula 19ª da convenção coletiva da categoria prevê ainda para o mês de dezembro funcionamento nos domingos e nas manhãs de segunda-feira, quando normalmente é respeitada na cidade a Semana Inglesa e o comércio cumpre expediente a partir das 13h. a abrir das 7h às 20h, com acesso controlado de consumidores na proporção de um por atendente.

Shopping centers têm permissão para funcionar entre 9h e 22h. Prestadores de serviços devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e implantar regime de agendamento, estando vedada a espera de clientes no interior dos estabelecimentos. Iguais exigências valem para os segmentos de estética, salões de beleza, esmalteria e barbearia.

A abertura de bares, lanchonetes e congêneres pode se dar com 30% da capacidade e distância mínima de 1,5 metro entre os clientes, das 7h às 20h. Após esse horário, somente na modalidade de delivery ou com retirada de produto embalado. Restaurantes até as 23 h.

Continuam liberadas hospedagens em hotéis, pousadas, motéis e estabelecimentos que operam por meio de plataformas digitais ou aplicativos, assim como práticas de turismo e visitação a parques do município.

O decreto proíbe, por 15 dias, o funcionamento de casas de festas, salões sociais, boates, teatros, casas de show, eventos de música ao vivo e desportivos.