As Rainhas dos Festejos de Maio transformavam-se nas nossas representantes em certames de beleza. Nem todas aceitavam. Algumas preferiam ficar por aqui, convidadas para recepções e festas durante o ano. Elas possuíam fã-clube, tiravam retratos com autoridades e políticos em visitas oficiais. E, apesar de não trazerem o cetro e a coroa, ficavam guardadas na memória afetiva da cidade.

Rainha dos Festejos de Maio – 1956, Clarinha Bessa, ladeada pelo então deputado Álvaro de Almeida e pelo prefeito Dr. Feliciano Costa

Nova Friburgo, desde 1958, quando Eunice Pamplona Xavier de Brito conquistou o Miss Estado do Rio, se destacou entre as cinco finalistas nos concursos estaduais de beleza. Outras, sagraram-se representantes do Estado do Rio.

Miss Nova Friburgo e Miss Estado do Rio 1958, Eunice Pamplona Xavier de Brito, ladeada pelo Secretário de Turismo Teté Bertão e pelo Prefeito Dr. Feliciano Costa

À época da bela e irretocável Eunice, o Estado do Rio digladiava com o Estado da Guanabara, então Distrito Federal, e nossa representante disputou o Miss Brasil com ninguém menos que Adalgisa Colombo, já modelo estrelada da Casa Canadá e que ficou em segundo lugar no Miss Universo daquele ano.

Adalgisa Colombo, eleita debaixo de vaias, representou a Guanabara no Miss Brasil e conquistou o segundo lugar no Miss Universo 1958

Em 1975-Maria das Graças Teixeira; 1976- Mármara Lyz Marques; 1977- Elizabeth Aldridge Cardozo (Miss Estado do Rio); 1978 – Luciene Marchon de Oliveira; 1979 – Rosana Ruas de Lucena; 1980- Regina Lúcia Xavier de Brito Lobo; 1981 – Cláudia Lamblet Canela; 1982 – Nazareth da Silva Branco; 1983 – Cristiane Barbosa; e Lucimar Ubacker, Caroline Klein, Fabiana Terni, até que em 2000, Kety Demberg Gripp conquistou o título estadual mais uma vez, ficando em quarto lugar no Miss Brasil; em 2001 a beleza negra de Ive de Souza fez bonito e em 2003, Fernanda Louback trouxe a faixa e a coroa do Miss Estado do Rio para Nova Friburgo.

Regina Lobo – Miss Nova Friburgo 1980, ao lado de Nazareth Branco; Jane Young Telles; Solange e Elizabeth

Desde 1975 o concurso era coordenado pelo estilista Francis. Acontecia inicialmente no salão da Recreativa Filó, palco de muitos desfiles de moda. Depois, tranferiu-se para a SEF- Sociedade Esportiva Friburguense.

Maria das Graças Teixeira – Miss Nova Friburgo 1975, coroada no Esporte Clube Filó

Anos mais tarde Guiherme Coutinho assumiu a realização do evento.

Mármara Lyz Marques, a nossa Miss Nova Friburgo 1976

Soube que dias atrás aconteceu o concurso Miss Friburgo. A eleita para representar Nova Friburgo no concurso estadual em 2020 é Ketyla Silva Overney.

Elizabeth Aldridge Cardoso – Miss Estado do Rio 1977, coroando Luciene Marchon de Oliveira – Miss Nova Friburgo 1978

Os concursos de beleza não encantam como naqueles tempos de maiôs Catalina e maquiagens de Helena Rubstein.  Mas sua fórmula competitiva é produto que ainda arrasta admiradores.

Ketyla Silva Overney, eleita para disputar o certame estadual em 2020

Para o colunista, aquela sociedade inserida em uma ditadura da imagem, gerida pela indústria cultural e de moda, que criou um padrão midiático de beleza, muitas vezes inalcançável, vem sendo desconstruída a favor da liberdade de ser quem se é. E em primeiro lugar está a felicidade. Que cada um encontre a sua no que gosta de fazer e assistir. Afinal, gente feliz não faz mal a ninguém!

Francis – incansável na organização e apresentação dos concursos de beleza em Nova Friburgo

Em tempo: O Miss Universo 2019 será a 68ª edição do certame,  acontecerá em 8 de dezembro, nos recém inaugurados Estúdios Tyler Perry, localizados na região sul de Atlanta, capital do estado americano da Geórgia – EUA, com transmissão da Band e do Portal da emissora.

O Brasil será representado pela mineira Júlia Horta, de 25 anos, que foi coroada Miss Brasil em março deste ano. Ela disputará com outras 94 meninas a coroa que hoje pertence à filipina Catriona Gray.

A mineira Julia Horta, Miss Brasil 2019

Nova Friburgo, através do trabalho incansável do saudoso Francis, escreveu seu nome na história dos concursos de beleza. Suas misses seguiram carreiras científicas, educacionais, empresariais e construíram trajetórias distantes das passarelas. Mas ninguém jamais esquecerá o quanto esses concursos eram ansiados anualmente, lotando os salões da Sociedade Esportiva Friburguense.