Começam nesta quinta-feira, 27, às 15h, as inscrições para o Prêmio Rádio MEC 100 anos. A iniciativa tem como objetivo revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas e valorizar a produção de artistas de todo o Brasil. Os interessados em concorrer devem preencher gratuitamente um formulário na página do concurso (https://radios.ebc.com.br/premio.ebc.com.br) até o dia 12 de junho.

Como parte da programação de aniversário da Rádio MEC que completou, no dia 20 de abril, 100 anos, o prêmio dará visibilidade a cantores, compositores e instrumentistas. As músicas selecionadas entrarão na programação da emissora. “Esta edição, além de comemorar os 100 anos da Rádio MEC, dará continuidade à história desse prêmio, conhecido por abrir espaço para o artista novo e independente. Então, vamos celebrar o centenário da emissora, mantendo a dinâmica de fazer uma rádio para a sociedade e para os artistas”, destaca Thiago Regotto, gerente-executo de Rádios da EBC.

Os inscritos poderão concorrer com até duas composições em cada uma das quatro categorias do festival: Música Clássica, Instrumental, Infantil e Canção. A regra (https://www.ebc.com.br/sala-de-imprensa/edital-premio-radio-mec-100-anos ) exige composições inéditas e em português. Ao todo serão 12 prêmios: Melhor Música Clássica, Melhor Intérprete Música Clássica, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete Música Instrumental, Melhor Música Infantil, Melhor Intérprete Música Infantil, Melhor Canção, Melhor Intérprete Vocal, Melhor Música Clássica – Voto Popular, Melhor Música Instrumental – Voto Popular, Melhor Música Infantil – Voto Popular e Melhor Canção – Voto Popular.

A Comissão Julgadora será composta por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical, e por profissionais da EBC. Os vencedores serão conhecidos no dia 25 de setembro no site do Prêmio e durante programação especial. 

Prêmio Rádio MEC 100 anos

27/04 – Abertura das Inscrições (A partir das 15h)

27/04 a 12/06 – Período de inscrição

11/07 – Divulgação das músicas classificadas

11/07 a 17/08 – Período de veiculação nas emissoras

11/07 a 17/08 – Votação Popular (Internet)

18/08 – Divulgação das músicas semifinalistas

18/08 a 14/09 – Período de veiculação nas emissoras

18/08 a 14/09 – Votação Popular (Internet)

15/09 – Divulgação das músicas finalistas

15/09 a 25/09 – Período de veiculação nas emissoras

25/09 – Divulgação dos vencedores