Foto: Gui Gomes.

O Em casa com da edição de final de ano de Casa Vogue traz a morada da antiquarista carioca Paloma Danemberg, em São Paulo.  Da terceira geração de antiquaristas na família, ela, que arrematou uma peça pela primeira vez em um leilão aos 12 anos, se esquivou, inicialmente, do destino familiar. Cursou jornalismo, trabalhou na TV durante anos, viajou… Mas não escapou. De volta ao Brasil, passou, aos poucos, a se envolver nos negócios dos Danemberg.

Seu apartamento de 260 m², onde mora desde o início de 2022, contou com projeto da designer de interiores Lulu Moura, mas, principalmente, com a curadoria de Paloma. Além de muitas cores, nele é possível encontrar peças garimpadas, que unem passado e presente, de forma afinada. Por lá existem também composições inusitadas, a exemplo das cartelas de bingo usadas como revestimento do hall de entrada, enciclopédias antigas na cabeceira da cama, tabuleiro de forneria empregado como suporte para luminárias e plantas, e até uma cadeirinha de infância de Paloma, transformada em mesa de centro.

Adaptação e um toque de ousadia foram essenciais para que o lar atendesse com conforto os outros moradores: a filha, Rafaela, de 7 anos, o marido, o osteopata Tiago Alves, e a gatinha Pipoca, adotada em uma feira. Para Paloma, a sorte dos bons achados vem de assimilar e levar a sério o filtro interno, como ela aprendeu com o pai. “Quando você entende e confia no trabalho de um curador, vai sempre ser surpreendido e se encantar com aquilo que ele seleciona”, finaliza.

Serviço

Revista Casa Vogue | Edição de Dezembro e Janeiro