Vereador José Roberto Folly./Divulgação

Foi aprovado, por unanimidade, durante sessão ordinária nesta terça-feira, 14, o Projeto de Resolução Legislativa que cria a Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer na Câmara de Nova Friburgo. De acordo com o vereador José Roberto Folly, autor da proposta, o objetivo é promover debates para elaborar propostas, diretrizes e planejar ações relacionadas ao tema. A frente vai ser composta por todos os (as) vereadores (as) que aderirem ao projeto, sendo também aberta a todos os partidos políticos representados na Casa Legislativa.

Além da participação dos parlamentares, como membros efetivos, também será permitida a participação, na condição de membros colaboradores, de representantes de entidades, públicas ou privadas. A Frente Parlamentar encaminhará anualmente à Mesa Diretora da Câmara, através de seu coordenador, um relatório de atividades.

“Temos que copiar o que é bom, e várias câmaras municipais do país mantêm essas Frentes para dar suporte, debater e poder planejar. O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. A nossa inciativa é uma espécie normativa regimental, visando estimular mecanismos que possibilitem a devida assistência e amparo”, justifica o parlamentar autor da proposta.

Durante os trabalhos, o grupo irá buscar diagnósticos de problemas referentes à condição e auxílio às pessoas com Câncer, encaminhando propostas, avaliações e sugestões ao Executivo Municipal. A Frente também pretende acompanhar a tramitação, propor matérias e apoiar a elaboração de estudos que tratem de questões relacionadas as pessoas acometidas pela doença, além de promover estudos, discussões e apresentar alternativas e soluções pertinentes ao tema.