O single “Fios Trançados” marca o início do projeto autoral de 6 músicas que será lançado ao longo dos próximos meses. A música, com letra e composição de Miguel Toscano, traz referências de Jazz para uma canção em português que flerta com a nova MPB.

Segundo o cantor, a composição surgiu após assistir ao filme japonês ‘Your Name’, que conta a história de amores de outras vidas e as conexões invisíveis que os ligam. “O eu lírico da canção sente que pode ter encontrado um grande amor de outras vidas, mas ainda está na intuição. Aquela dúvida que vem antes, de “será que é você?” Isso foi muito bem retratado no filme, me tocou bastante. Logo que acabou, eu escrevi a letra.”

Outra referência para a letra foi a lenda oriental Akai Ito. “A lenda conta que quando duas pessoas nascem destinadas a ficarem juntas, elas nascem com um fio vermelho intangível, que nunca se parte e nunca se quebra. E ao longo da vida elas vão se aproximando até se encontrarem.”

A produção musical é assinada por Diogo Rebel e pelo próprio cantor. A música foi produzida e gravada em solo Friburguense, no MidStudio com a captação de Tiquinho Santos. Trabalhar com artistas friburguenses foi uma escolha de Miguel Toscano, que diz:

“Friburgo sempre foi um celeiro de grandes artistas. Palhaços, Atrizes, roteiristas, diretores. Com músicos não seria diferente. Pensei que se fizesse o projeto com músicos da cidade, além de ter uma alta qualidade e virtuosidade musical, ainda seria uma oportunidade de levar os talentos daqui também para um outro público, de grandes cidades, que é uma das vontades.”

Além de Diogo Rebel, que toca também o Piano da faixa, Thiago Guzzo (Guitarra), André Santos (Baixo) e Daillon Gomes (Bateria) completam a banda base. Marcelo Martins (Sax e Arranjo de Sopro) e Jessé Sadoc (Trompete) fecham a equipe de músicos da faixa.

Formado em Cinema pela UFRJ, este será o segundo filme dirigido por Miguel, que também escreveu o roteiro. “Gosto de fazer clipes com cara de Curta-Metragem, de Filmes mesmo. Eu amo quando um clipe me conta uma história, com começo, meio e fim. Esse é o meu segundo filme, mas é o primeiro que eu só vou dirigir, sem atuar. É um grande desafio. Estou muito curioso para ver a reação das pessoas, o trabalho ficou lindo.”

O clipe tem como estrela a atriz carioca Ana Cordeiro e direção de Fotografia de João Carlos Rocha. João Carlos, inclusive, que repete a dobradinha com Miguel – os dois trabalharam juntos no internacionalmente premiado “Um Pedaço de Mim”, primeiro filme do cantor que percorreu o mundo em circuitos de festivais e encerrou a temporada com o prêmio de melhor Clipe no FIC RIO 2022.

Para encerrar, o cantor e cineasta pede ao público: “Coloquem um bom fone, uma boa caixinha de som e aproveitem! Para ouvir quando o mundo estiver rápido demais. Compartilhem com quem gosta e nos vemos nos palcos Friburguenses, quem sabe, muito em breve!”.

FIOS TRANÇADOS já está em todas as plataformas digitais.

HyperLink para todas as plataformas: https://beacons.ai/eusoumiguel Música no Spotify: https://open.spotify.com/track/7tmy7R5mAsegvWNoKqyGW4?si=904de589096243e8