Quando a casa é super confortável, a sensação é de estar hospedado num hotel cinco estrelas. Já quando estamos num hotel delicioso, lembramos imediatamente do aconchego de nossas casas. A CASACOR Rio este ano volta à Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico, com uma proposta mais inovadora: a de um hotel boutique! Em sua 32a. edição, a mostra carioca, que acontece de 15 de agosto a 15 de outubro, aposta na vocação original do palacete – a de receber – e transforma o espaço num hotel exclusivo, com 44 ambientes assinados por alguns dos melhores profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Entre eles, espaços abertos ao público como bares descolados, restaurantes charmosos e, claro, a exuberância de 12 mil metros quadrados de jardins formados por espécies da Mata Atlântica.

– Em 2021, abrimos as portas do palacete ao público carioca. Em 2022, fizemos uma proposta de ocupação de um instituto cultural. Agora, apresentamos uma terceira ideia de uso, a de um hotel boutique, algo muito comum em grandes propriedades da Europa e que caberia perfeitamente num imóvel como a Residência Brando Barbosa – avalia Patricia Mayer, sócia-diretora da CASACOR Rio.

A ideia é justamente a de provocar uma reflexão sobre os usos desses equipamentos culturais que, muitas vezes, por conta dos altos custos de manutenção, acabam abandonados.

– O Rio de Janeiro tem uma série de propriedades de grande valor arquitetônico e cultural sem uso. É necessário abrir a porta desses locais, mas com sustentabilidade econômica para que esses patrimônios possam ser mantidos e preservados. E cabe à CASACOR, que tem tanto público, propor novos tipos de ocupação – explica Patricia Quentel, também sócia-diretora da franquia carioca.

Não à toa, as características originais da arquitetura de interiores do palacete seguirão à vista dos visitantes. Peças como os lustres, tetos trabalhados, pisos, sancas e maçanetas de murano serão incorporados aos projetos dos profissionais que participam desta edição, assim como foram nos últimos dois anos. Afinal, o imóvel é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), que acompanha todas as intervenções feitas para o evento.

As novidades da edição

Quem visitou alguma das edições anteriores vai perceber a primeira mudança logo na chegada. O circuito de visitação ganhou um novo percurso que começa no pátio central, exatamente onde o casal Brando Barbosa costumava receber seus convidados. A partir daí, a visita segue pelo primeiro andar da casa principal e seus salões pensados para receber os visitantes, como num hotel: com recepção, lobby, piano-bar, joalheria, bar de drinques, vinoteca, cozinha gourmet para pequenos eventos em petit-comité. No segundo andar, ficam três suítes – uma delas, master ou presidencial -, um estar com varanda e rouparia.

Já a área externa recebe uma montagem provisória (apenas para o evento) com nove bangalôs de 36m² a 90m² e quatro lojas construídos em módulos habitacionais termoacústicos. Semelhantes a contêineres, eles são cedidos pela CMC Modular que entrega as peças metálicas já customizadas de acordo com o projeto de cada profissional, o que possibilita uma obra limpa, rápida e muito mais sustentável.

Ficam ali também os espaços de alimentação: o restaurante, mais uma vez operado pelo Cooking Buffet, de Adriana Mattar e Cecília Gros, que também terão um pequeno empório; uma livraria-café, com livros da Unisaber e comidinhas do Mètiers; um bistrô na piscina a cargo do chef Écio Cordeiro de Mello; além de lojas como a ótica Gus Eyewear e a Santa Cruz Home Bazaar e o espaço da Audi, que apresenta sua linha 100% elétrica e permite a realização de test-drives, com os interessados saindo de carro por uma entrada secundária da residência.

Outra novidade no jardim é o ambiente criado pelo arquiteto João Panaggio para a Deca como um espaço premium do hotel. Uma espécie de casa-spa, inspirada nas termas romanas, totalmente conectada à natureza e pensada para hóspedes em busca de relaxamento.

A CASACOR Rio tem patrocínio master da Deca. Além disso, conta com a Coral como tinta oficial; a Audi, como patrocinadora; a Gafisa como patrocínio local; e a Portinari como apoio local. O apoio institucional é do Instituto Brando Barbosa e o apoio técnico da Plenty Engenharia. O banco oficial é o Banco BRB, o hotel oficial é o Fairmont Rio, e o shopping oficial é o CasaShopping; a rádio oficial é a JB FM e a Veja é a media partner. Nossos fornecedores oficiais são: Alamaster, CMC Modular e Woods Wine Experience.

Foto: André Nazareth/

Tema nacional: Corpo e Morada

As 42 equipes de arquitetos, designers de interiores e paisagistas que participam desta edição terão como inspiração para suas ambientações o tema nacional da CASACOR 2023: Corpo e Morada, que enxerga a casa como uma extensão do nosso corpo, o lar como um ambiente fundamental para a manutenção de uma saúde integral.

Os arquitetos participantes

Adriana Esteves; Amanda Miranda; Ana Cano e Vivian Reimers; Ana Veras; Andrea Duarte e Anna Malta; Angela Leite Barbosa e Daniel Marques Mendes; Bitty Talbot e Cecília Teixeira; Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch; Camila Simbalista e Paula Wetzel; Catê Poli e Luis Porto; Celso Rayol e Fernando Costa; Claudia Infante; Claudia Pimenta e Patricia Franco; David Bastos; Diego Raposo e Manuela Simas; Erick Figueira de Mello; Fabiano Prates Ravaglia; Fernanda Medeiros; Gabriela Eloy; Geralda Januário e Paulo César Januário; Gisele Taranto; Hannah Cabral e Monique Pampolha; Isabella Lucena; João Amand e Sophia Abraham; João Panaggio; Julio Teroni; Karyne Lima; Lenora Lohrisch e Wair de Paula; Leila Dionizios; Lucas Barbosa; Maira e Kaio Duarte Silva; Marcela Martins; Márcia Müller e Manu Müller; Mariana Marques Teixeira e Pedro Pantoja; Maurício Nóbrega, Bia Wolff, Maria Estelitta e Patricia Vieira; Patricia Marinho e Manuele Colas; Paula Muller; Paula Neder; Pedro Rabelais; Rafael Mirza; Tiago Freire; Tom Castro e Victor Niskier.