A Terra da Garoa completa 469 anos de fundação neste 25 de janeiro, quarta-feira. Para aproveitar o feriado do aniversário da cidade, nada melhor do que uma receita cheia de história e praticidade: o Cuscuz Paulista.

Ninguém sabe exatamente em que cidade do estado de São Paulo esta delícia foi criada. Mas, hoje, o prato tem tanta presença nas mesas paulistanas, que arriscaríamos dizer que foi criado na capital mesmo.

Muito prático, o Cuscuz Paulista rende bastante e tem entre os ingredientes alimentos embalados em latas de aço: molho de tomate, milho verde e ervilha. A estrela, que dá um sabor todo especial a este quitute que fica lindo quando desenformado, é a sardinha em lata, que pode ser substituída por atum.

Como fazer Cuscuz Paulista de Sardinha em Lata

Ingredientes:

2 latas de sardinha

1/2 xícara (chá) de azeite

1 cebola picada

1 lata de tomate pelado em cubos

2 latas de água

1 lata de ervilha

1 lata de milho verde

1 pimentão

1 tablete de caldo de legumes ou de peixe

3 xícaras de farinha de milho grossa

3 ovos cozidos

tomate em fatias para decorar

Cheiro-verde a gosto

sal e pimenta do reino

Modo de preparo:

Refogue no azeite, a cebola, o pimentão, a ervilha, o milho verde, o molho de tomate, o cheiro-verde e o tablete de caldo. Por fim, acrescente a sardinha e tempere com sal e pimenta do reino.

Acrescente água deixe levantar fervura;

Adicione a farinha de milho e cozinhe.

Unte uma forma de pudim com azeite. Arrume os ovos, os tomates e a sardinha por baixo. Esses ingredientes ficarão bem visíveis ao desenformar;

Coloque a massa na forma, deixe esfriar e desenforme.