Há mais de 20 anos trabalhando com cerâmica, a artista Carol Lamaita se especializou em cerâmica utilitária de alta temperatura. Desta forma, ela desenvolveu práticas sustentáveis de produção, a fim de atender exigentes clientes do mercado gastronômico sem abrir mão dos cuidados com o meio ambiente.

Atualmente, ela não usa nenhum componente sintético para fazer os esmaltes de finalização das peças, apenas óxidos minerais para criar as cores, além de reciclar todo o material proveniente da produção.

Lamaita atende restaurantes de alto nível e badalados, como a Frutaria, Botanikafé, Fábrica de Dengos Chocolates, Ema e Miado em São Paulo, Elixir em Campinas e o Nez Bistrô em Recife, trabalhando com chefs renomados como Renata Vanzetto e Sanae Mattos e Bruno Mylla.

“Muitas escolhas estéticas têm a ver com a pegada natural sustentável desses estabelecimentos. No caso de alguns chefs, foram criados pratos exclusivos para atender cada menu”, explica a ceramista.

A personalização é um dos pontos fortes de Lamaita, que captura a essência do local e dos pratos para traduzi-la em peças de cerâmica exclusivas e de alta qualidade: “Tudo pode ser personalizado, o que vai além de simplesmente estampar um logo nas peças”, afirma.

É importante ressaltar que toda peça produzida, utilitária ou não, é autoral, artesanal e sustentável. “A sustentabilidade é marca registrada aqui do ateliê, dos materiais à embalagem, todo processo produtivo passa por esse olhar”, garante Lamaita.