O 12° Encontro da Plataforma de Territórios Criativos América-Europa chega ao Brasil com a agenda oficial confirmada para 10 de junho, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre (RS). Com foco no intercâmbio de experiências e no fortalecimento das políticas públicas para a economia criativa, o evento vai contar com painéis temáticos, atividades culturais, feira de criativos, debates e palestra internacional.

Entre os destaques estão a participação do urbanista britânico Charles Landry, referência global em cidades criativas; um painel sobre os impactos da enchente no Rio Grande do Sul sob a ótica da cultura e da sustentabilidade; e uma mesa com representantes de distritos criativos da América Latina e Europa. A agenda inclui ainda a assinatura de um memorando de entendimento entre os realizadores, para consolidar a cooperação internacional entre territórios criativos.

O encontro é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do programa RS Criativo, e pela organização internacional Conexiones Creativas, com correalização do Instituto Caldeira. Essa será a primeira vez que a iniciativa, já realizada em países como Chile, Canadá e Colômbia, acontece no Brasil.

“Sediar o 12º Encontro da Plataforma de Territórios e Distritos Culturais e Criativos América–Europa representa um marco significativo para o RS Criativo e para o governo do Estado do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, o Estado se torna o centro de um debate internacional sobre cultura, sustentabilidade e inovação territorial, reconhecendo os avanços locais na construção de políticas públicas para a economia criativa e consolidando nossa atuação em redes globais de cooperação”, enfatiza Juliana Sehn, coordenadora do RS Criativo. “Em um momento de reconstrução profunda pós-enchente, o evento adquire ainda mais relevância. Ele nos convida a refletir sobre como os territórios criativos podem ser motores de regeneração urbana, coesão social e desenvolvimento sustentável”, finaliza.

“Acreditamos que a inovação passa também pela cultura. Territórios criativos são pontos de convergência entre economia, impacto social e regeneração urbana, e esse encontro é uma oportunidade para refletirmos sobre como podemos ampliar esse potencial no contexto do Rio Grande do Sul e do Brasil”, afirma Pedro Valério, diretor executivo do Instituto Caldeira.

A Plataforma de Territórios e Distritos Culturais e Criativos é um programa concebido e liderado pela entidade internacional Conexiones Creativas. Ela congrega mais de 44 regiões da América e da Europa, todas com vocações e apostas significativas em torno de seus ecossistemas criativos e culturais. O 12° Encontro da Plataforma de Territórios e Distritos Criativos e Culturais América-Europa tem apoio institucional da Universidade Feevale e das prefeituras de Caxias do Sul, Porto Alegre e Santa Maria.

O evento é gratuito e aberto ao público, mediante inscrição prévia pelo site do Caldeira.

Programação completa:

10 de junho

A partir das 08h – Credenciamento

Local: Recepção

Das 08h às 18h – Feira RS Criativa

Local: Galerias

Das 09h às 09h25min – Abertura

Local: Salão principal

Participantes:

Pedro Valério (Instituto Caldeira)

Paula Trujillo (Conexiones Creativas)

Eduardo Loureiro (Secretário de Estado da Cultura – Sedac)

Das 09h40min às 10h05min – Programa de Economia Criativa RS – RS Criativo

Apresentação: Juliana Sueli Sehn – RS Criativo – Programa de Desenvolvimento Estratégico Local: Salão principal

Das 10h10min às 11h – Painel “O Estado e os desafios globais dos Territórios e Distritos Culturais e Criativos”

Local: Salão principal

Apresentação: Paula Trujillo (Conexiones Creativas)

Das 11h25min às 12h05min – Painel “Territórios e Distritos Criativos no RS – Desafios e Oportunidades”

Local: Salão principal

Moderadora: Juliana Sehn (RS Criativo)

Painelistas:

Jorge Piqué (Distrito Criativo de Porto Alegre)

Mary Sandra Guerra Ashton (Vale Germânico)

Daniel Vargas (Caxias do Sul)

Rose Carneiro (Distrito Gare)

Das 12h05min às 13h – Painel “A crise climática e os distritos culturais e criativos – Região Criativa resiliente após as inundações de 2024”

Local: Salão principal

Moderadora: Joana Braga (PMPA)

Painelistas:

Eduardo Fraga (Instituto Caldeira)

Antonia Wallig (Vila Flores)

Junior Torres (Cufa-RS)

Das 14h15min às 15h – Painel Ibero-americano: “Perspectivas e Experiências em Distritos Culturais e Criativos”

Local: Salão principal

Moderador: Conrado Uribe (Conexiones Creativas)

Painelistas:

Helen Urra (Chile)

María José Gómez (Colômbia)

Claudia Costa (Poblenou Urban District, Espanha – on-line)

Painel em espanhol e português com tradução simultânea

Das 15h05min às 15h50min – Painel “Brasil e sua aposta nos Distritos Culturais e Criativos” – Apresentação de casos

Local: Salão principal

Moderador: Gregorio Lucena (GCDN)

Painelistas:

Alessandra Keiko (MT)

Lorena Louzada (ES)

Léo Porto (CE)

Das 16h05min às 17h

Palestrante: Charles Landry

Das 17h05min às 17h30min – Assinatura do Memorandum 12º Encontro

Participantes: Sedac, RS Criativo, Conexiones Creativas e convidados

Das 17h30min às 20h – Happy Hour e Networking

Local: Praça

Aberto à comunidade Caldeira

Serviço

12° Encontro da Plataforma de Territórios e Distritos Criativos e Culturais América-Europa

Data: 10 de junho de 2025, terça-feira

Hora: A partir das 08h (credenciamento seguido de welcome coffee)

Onde: Instituto Caldeira – Rua Frederico Mentz, 1606, Porto Alegre (RS)

Entrada gratuita, mediante inscrições por meio do site: https://plataforma.institutocaldeira.org.br/events/121905