Márvio Ciribelli / Foto Michael Roland

O feriado prolongado pelo Dia da Proclamação da República em Nova Friburgo vai ser de puro entretenimento, juntando três estilos musicais consagrados, com o Festival Bossa, Jazz e Blues. O evento acontece do dia 15 a 17 de novembro no Espaço Arp com entrada gratuita.

Sem o Blues, não existiria o Jazz e, assim, não haveria a Bossa. Os estilos estão correlacionados numa linha do tempo que marca a influência dos gêneros musicais para a criação das canções que até hoje movimentam o cenário musical no mundo. O festival chega a segunda edição, a primeira realizada em novembro de 2023, mostrando todo o talento da região e envolvendo os participantes em um fim de semana de cultura, gastronomia e diversão.

A realização é da Serra Carioca Tap House, Feitoria Cozinha & Cia, Empório Brew, Drink Deli e Coração Pastéis. Os cinco estabelecimentos da Rua do Relógio do empreendimento multiuso se juntam para oferecer três dias de música ao vivo com atrações locais e também de alcance nacional.

Na sexta-feira, 15, um dos destaques é o projeto Roll a Jazz. “Mais do que apenas uma banda; é uma escola e um movimento cultural”, define o líder, o maestro Carlos Emílio “Zébinho”. O grupo já passou por diversas formações, mas sempre com uma abordagem jazzística inovadora, incluindo clássicos do cancioneiro popular e standards em releituras únicas para cada formação.

O pianista e produtor brasileiro Marvio Ciribelli sobe a serra e é uma das grandes atrações do sábado, 16. Marvio Ciribelli tem importantes passagens internacionais, como o Montreux Jazz Festival e vem mostrando todo o seu trabalho em torno da renovação da Bossa Nova, do Choro e do Samba-Jazz. Uma belíssima trajetória de quatro décadas.

Neste mesmo dia, a banda Café Bourbon traz seu repertório vasto, que é um verdadeiro passeio pelas décadas. Com uma abordagem que mistura jazz, rock nacional e internacional em uma combinação perfeita composta por Sax Alto, Sax Tenor, Sax Barítono, Trompete, Flugelhorn, Trombone e mais, faz uma performance para ninguém ficar parado.

No domingo, 17, o Bossa, Jazz e Blues recebe Caru de Souza. A artista se consolidou em 2003, moldando sua voz no Classic Rock dos anos 60/70. Ampliando seus horizontes, se influenciou pelas origens do Blues e da Soul Music. Atualmente, é um dos grandes nomes da região.

Mariana Benjamin, Magic Sons, Camila Costa, Claudia Correa, Café Bourbon, Samba na Serra, Nelson Paes, Dj Bispim, Lumiar Jazz e Dj Cris K completam a programação do festival @bossajazzeblues.

SERVIÇO:

Festival Bossa, Jazz e Blues

Data: 15 a 17 de novembro

Horário: A partir das 13h

Local: Rua do Relógio do Espaço Arp (Av. Conselheiro Julius Arp, 80 – Centro, Nova Friburgo | RJ)

Entrada gratuita