Ilha de Calor./Divulgação

Nesta sexta-feira, 26,  a unidade SESC Nova Friburgo exibirá  a Mostra Audiovisual – O Corpo Negro 2023. A programação conta com filmes alinhados com a proposta de reforçar o protagonismo negro que está ocupando os palcos, as telas e a praças, aproximando diferentes gerações, estéticas e percursos criativos.

26/05, às 14h

CONGAR

Direção de Gabo M. Barros e Saulo Adão. Brasil. 2023. 57 min. Documentário. Livre.

O Reinado de Nossa Senhora do Jatobá viaja de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro para se apresentar e encontrar o mar. Diferentes gerações da irmandade levam consigo os seus ritos e celebram juntos a fé, a memória e o tempo.

Após a exibição do documentário, a presença do diretor convida para um bate-papo.

26/05, às 19h

ILHAS DE CALOR + ELEGBARÁ + SÓ SEI SENTIR

ILHAS DE CALOR

Direção de Ulisses Arthur. Brasil. 2019. 18 min. Ficção. 12 anos.

Na escola, Fabrício anda com as meninas e com elas cria um grupo de rap onde entoam rimas provocadoras para os meninos. Ele está apaixonado e guarda esse segredo só pra si, mas logo logo o muro invisível da paixão vai se estilhaçar.

ELEGBARÁ

Direção de Nyandra Fernandes. Brasil. 2021. 30 min. Experimental. Livre.

Fora dos locais óbvios e esteticamente bonitos, uma dança efêmera e visceral dialoga com a cidade fazendo das ruas seu palco urgente.

SÓ SEI SENTIR

Direção de Xayoncé. Brasil. 2018. 8 min. Experimental. Livre.

“Sempre me perguntam o que eu danço” é o pontapé inicial do primeiro curta de Xayoncé. Através da dança e das inquietações direcionadas ao corpo preto e sapatão, Xay enfeitiça todos com a sua arte.

A programação é  gratuita! Mas é  necessário a retirada do ingresso na matrícula da unidade.

SESC Nova Friburgo

Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro