Marcos Marins, fundador da Rede Educativa Brasil / Divulgação

Jovem empreendedor social e fundador da Rede Educativa Brasil, Marcos Marins integra, a convite, a delegação brasileira no ECOSOC Youth Forum 2023, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de abril, na sede das Nações Unidas em Nova York.

O ECOSOC Youth Forum é um espaço de diálogo e engajamento entre jovens líderes de todo o mundo e representantes de governos, organizações da sociedade civil e setor privado, com o objetivo de discutir e propor soluções para os desafios globais relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Casa da ONU, em Brasília, com a equipe da ONU Brasil, parte da delegação da OIJ, do presidente do Conselho Nacional de Juventude e do Secretário Nacional das Juventudes do Governo Lula, Ronald Sorriso.
 

Marcos Marins foi escolhido para integrar a delegação brasileira, liderada pela OIJ – Observatório Internacional da Juventude, por sua trajetória de liderança e engajamento em iniciativas voltadas para a promoção da educação de qualidade e o desenvolvimento sustentável, especialmente no contexto da juventude. Como representante do Brasil no fórum, Marins tem a oportunidade de contribuir para a construção de uma nova agenda de relações do país com o mundo, a partir do olhar para as pautas e perspectivas dos jovens.

“Estou muito honrado e motivado por poder representar o Brasil no ECOSOC Youth Forum 2023. Acredito que a juventude tem um papel fundamental na construção de um mundo mais justo, equitativo e sustentável, e espero poder contribuir com ideias e propostas concretas para os desafios que enfrentamos”, afirma Marins.

Marcos Marins na reunião de preparação no Palácio do Planalto com a equipe do Presidente Lula e demais integrantes da delegação liderada pela OIJ – Observatório Internacional da Juventude.

Além de Marins, a delegação brasileira no fórum contará com outros jovens líderes e representantes de organizações da sociedade civil, setor privado e governo, incluindo a presença confirmada de ministros do presidente Lula, deputados e ativistas, todos comprometidos com a promoção dos ODS e a defesa dos direitos da juventude.

Sobre a Rede Educativa Brasil

A Rede Educativa Brasil é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2015 na promoção da educação de qualidade e a formação de lideranças jovens para o desenvolvimento sustentável. Com bases em Nova Friburgo, Niterói e Rio de Janeiro, a organização tem projetos e parcerias em diversas regiões do país, e já impactou mais de 20 mil jovens em suas iniciativas.

Marins atuará na delegação como agente de integração da Prefeitura do Rio de janeiro – PCRJ e representante universitário pela Universidade Federal Fluminense – UFF. A Delegação em que Marins está inserido é organizada pela OIJ – Observatório Internacional da Juventude.

Sobre o Observatório Internacional da Juventude – OIJ

O observatório Internacional de Juventude (OIJ) está liderando a participação do Brasil no Fórum de Juventude do ECOSOC 2023, Economic and Social Council ou, em tradução livre: Conselho Econômico e Social,  que será realizado de 25 a 27 de abril de 2023, em formato híbrido, na sede das Nações Unidas em Nova York. O evento deste ano terá sob o tema “Acelerando a recuperação da COVID-19 e a plena implementação da Agenda 2030 com e para a juventude”.

A delegação brasileira será composta por lideranças comprometidas com o desenvolvimento sustentável entre os quais: gestores públicos de juventude, políticos, organizações da sociedade civil e jovens para participação no evento que se propõe a fornecer uma plataforma para que líderes de todo o mundo se engajem no diálogo entre Estados Membros das Nações Unidas com o compromisso de avanço da agenda de desenvolvimento da juventude nos níveis nacional, regional e global.

“É importante ter as perspectivas e urgências das juventudes no centro do debate sobre desenvolvimento sustentável. Queremos mostrar que apesar de sermos desproporcionalmente impactados, somos resilientes e inovadores. A participação do Brasil no maior Fórum de Juventude do mundo, na ONU, é a reafirmação do nosso compromisso enquanto país de não deixar ninguém para trás”, aponta o chefe da delegação e presidente do OIJ, Daniel Calarco.

O ECOSOC 2023 construirá diretrizes conjuntas para os próximos encontros das Nações Unidas, incluindo o Conselho Econômico e Social de 2023, o Fórum Político de Alto Nível de 2023 sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) e a Cúpula dos ODS, que acontecerá em setembro de 2023.

Sobre o OIJ

Fundada em fevereiro de 2015, a organização tem como missão proteger os direitos da juventude e empoderá-la como agente de transformação social. Acreditamos que os jovens são fundamentais na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e desenvolvida e usamos como guia as diretrizes dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas em 2015.

Sobre o Fórum de Juventude

O Fórum é organizado conjuntamente pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (DESA) e pelo Gabinete do Enviado do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Juventude (OSGEY), em colaboração com a Rede Inter-agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Juventude, Grupo Maior para Infância e Juventude (MGCY) e Encontro Internacional de Coordenação de Organizações Juvenis (ICMYO).