FriCine inicia com sucesso em Nova Friburgo e programação segue até 28 de setembro
A 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo, o FriCine, começou seu primeiro fim de semana com grande sucesso, reunindo público e nomes importantes do cinema nacional. Com uma programação gratuita, que segue até 28 de setembro, o festival exibe filmes de vários países, além de oferecer palestras e debates sobre cinema e questões socioambientais de grande relevância para a sociedade.
A abertura oficial aconteceu no último sábado, 21, no Espaço Arp, e prestou uma homenagem aos cineastas Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, seguida de uma palestra sobre cinema imersivo com o cineasta Flávio Mayerhofer, do Studio Meta.AI.
No domingo, o festival voltou a abordar o uso da inteligência artificial no audiovisual e deu início à Mostra Competitiva de Curtas. O destaque do dia foi o lançamento da programação no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, com a exibição do longa “Os Sapos” e bate-papo com a autora Renata Mizhari, a diretora Clara Linhart e elenco. A produção nacional foi filmada na localidade friburguense de Boa Esperança.
Programação continua
Nesta semana, o FriCine contará com a presença de Alda Heizer, do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, falando sobre suas expedições à Amazônia (Usina Cultural, 25/09). O diretor Marcelo de Paula estará presente para um debate após a exibição de seu documentário “Peixe Camarão Sal e Tradição” (Teatro Municipal, 26/09), além de já anunciar a gravação de um longa-metragem em Nova Friburgo para 2025.
Outro destaque da programação será o painel sobre produção e distribuição de filmes com baixíssimo orçamento (Usina Cultural, 26/09), com a participação de Cavi Borges e Ana Rosa Tendler, grandes nomes do cinema nacional.
Na sexta-feira, 27, o diretor do filme “Romão”, Clementino Jr, fará um debate. Às 19h, durante a sessão “A Redação Virou Filme” (Teatro Municipal), serão exibidos os filmes produzidos por estudantes de Nova Friburgo durante a “Oficina de Criação Cinematográfica”. Esta ação, presente no FriCine desde a 8a edição, envolve alunos das redes pública e privada do município nas etapas de roteiro, direção e produção cinematográfica. Para fechar a noite, será realizada a cerimônia de premiação dos filmes vencedores do festival (Teatro Municipal).
O encerramento do FriCine ocorre no dia 28 de setembro com um show da banda friburguense de blues Magic Sons, seguido de uma festa aberta ao público. A retirada de ingressos para todas as sessões e para a festa de encerramento será feita 30 minutos antes de cada exibição.
Para saber mais sobre as próximas sessões e eventos, acesse o site oficial http://fricine.com.br e o Instagram no @fricinefest.
O 11º FRICINE é produzido pelo FriCine, Lack Produções e Clovis Produtora, com realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Prefeitura de Nova Friburgo e Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo, através da Lei Paulo Gustavo.