Foto: Marlon Sá

Quem disse que numa tragédia não pode haver esperança? O livro “2011 – O Poder Do Rádio Na Tragédia Climática”, da jornalista Gabriela Bini, relata a força de um povo em meio ao caos enaltecendo a força e o ressurgimento de Nova Friburgo pós tragédia.

O livro tem como base a pesquisa científica e acadêmica que detalha a atuação do rádio na tragédia climática de 2011- que atingiu cidades na região serrana do Rio de Janeiro- em especial, Nova Friburgo.

A produção editorial e diagramação foram desenvolvidas pela FQuatro Editoração, de Eduardo Rocha, e a publicação é da Editora Letras e Versos.

O lançamento para convidados ocorre na quinta-feira, 26 de janeiro, a partir das 19h30, no auditório da CDL/ Sincomércio.

O livro originou-se em 2017, após Gabriella Bini apresentar sua monografia aos coordenadores do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá Campus Friburgo, Jorge Antônio Maroum, Maria Cristina Gurjão e João de Deus. Os três incentivaram ao lançamento de um livro devido ao conteúdo ser cientificamente rico em detalhes, servir de acervo para a memória da cidade e auxiliar os estudantes e pesquisadores em futuras pesquisas acadêmicas.

A obra detalha a cobertura do rádio na fatídica madrugada de 11 a 12 de janeiro em Nova Friburgo, relembra o período de escassez de energia elétrica, internet, tvs, jornais além da proximidade do rádio entre população e autoridades.

Sobre a autora: Gabriella Bini Espósito nasceu em Niterói mas viveu sua infância e adolescência em Nova Friburgo, cidade em que tem suas raízes e considera o melhor lugar para se viver. Com experiência em Marketing Esportivo, atuou na produção de TV dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e foi a voz feminina padrão da Rádio UERJ. É pós-graduada em Docência e Gestão do Ensino Superior, Jornalista e Publicitária pela Universidade Estácio de Sá e Radialista pela ER+. Atuante como repórter e locutora, sua carreira é marcada por trabalhos pela Rádio Nova Friburgo AM 660, FM 107.5 e Rádio Sucesso FM 88.3 pelos programas Na Boca Da Galera e David Dá Show.