Carolina Moreyra e Odilon Moraes – autores e pesquisadores do Livro Ilustrado.

Já estão abertas as inscrições para a formação da nova turma da Oficina de Criação de Livro Ilustrado, com os autores e pesquisadores Carolina Moreyra e Odilon Moraes. A Oficina foi criada em 2018 n’A Casa Tombada e este ano, pela primeira vez, será realizada fora de casa, no Studio Pop, em São Paulo, inaugurando o novo projeto itinerante d’A Casa:  A Casa Tombada Visita, criado com o desejo de promover experiências vividas ao longo dos quase 8 anos em diversos espaços pelo Brasil. A oficina é direcionada a todas as pessoas interessadas no processo de criação de livros, na investigação de formas de fazer o livro ilustrado (picture book) como autores ou pensadores deste tipo de obra. O encontro será presencial, de 23 a 27 de janeiro de 2023, Das 9h30 às 17h. As vagas são limitadas.

Carolina e Odilon são parceiros em diversas obras da nossa literatura para a infância, como Lá e Aqui e Lulu e o Urso (ambos pela editora Pequena Zahar), Bia e o Elefante (coleção da Jujuba que já contém três edições), O Guarda-Chuva do Vovô (o primeiro deles, pela DCL) e Entrevistas (Moderna).

Oficina de Criação do Livro Ilustrado – o que será ensinado

Ao longo das aulas serão analisadas obras ilustradas clássicas e contemporâneas e propostos exercícios de criação acompanhados de discussões coletivas e individuais. Os professores destacam que não é pré-requisito saber desenhar: o exercício principal é imaginar como as linguagens se encontram na narrativa.

“Saber desenhar não é pré-requisito para quem quiser realizar a oficina. O exercício principal é imaginar como as linguagens se encontram na narrativa”, explicam os professores.

Sobre os professores

Carolina Moreyra estudou cinema na London Film School, Inglaterra. Escritora de livros ilustrados, já ganhou os prêmios O Melhor Livro do Ano para Crianças e Escritor Revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o selo White Ravens da Biblioteca de Munique e o Jabuti por Lá e Aqui, além de ser destaque em listas como a da Revista Crescer. Também escreve roteiros e peças de teatro. Participa do Coletivo Babayaga, grupo que produz de forma independente livros voltados para o público infantil e juvenil investindo no caráter material e artesanal do livro. Dá oficinas sobre a escrita no livro ilustrado. É professora do curso de pós-graduação O Livro Para a Infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação, d’A Casa Tombada/Faconnect.

Odilon Moraes é graduado em arquitetura pela USP, iniciou na literatura em 1990 como ilustrador e depois lançou diversos livros como autor. Recebeu quatro prêmios Jabutis pelas imagens de A Saga de Sigfried, em 1994; O Matador, em 2009; Lá e Aqui, em 2016 e Teleco, O Coelhinho, 2017. No ano de 2014 entrou para a lista de honra do International Book Board for Youth (IBBY). Desde 2005 ministra palestras, oficinas e escreve artigos sobre a história e o conceito do livro ilustrado em instituições como o Instituto Tomie Ohtake, Fundação Lasar Segall, Instituto Europeu di Design (Brasil), SESC Instituto Vera Cruz e a UNICAMP. Em 2018, recebe o Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil, um destaque oferecido pela Revista Crescer (Editora Globo) e, com o livro Rosa (Editora Olho de Vidro), vence o Prêmio FNLIJ 2018 nas categoria melhor livro para criança e melhor ilustração e entra novamente para a lista do selo White Ravens, da biblioteca alemã em Munique, junto ao “Lá e Aqui”. É professora do curso de pós-graduação O Livro Para a Infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação, d’A Casa Tombada/Faconnect.

Mais informações https://bit.ly/3uK16Vi