Luiza Trajano, presidente do conselho de administração da Magazine Luiza.

O Conselho Empresarial Aliança pela Ibero-América (CEAPI) celebrará, de 30 de maio a 1º de junho no Auditório Museu Reina Sofía, em Madri, a sexta edição do congresso empresarial da entidade, com o tema “Espanha, a ponte entre a Ibero-América e a Europa. O momento é agora: a grande oportunidade”.

Após o sucesso da quinta edição do congresso, realizado na República Dominicana e o primeiro na história da associação realizado na América Latina, esse encontro de líderes empresariais retorna à Espanha.

O evento, que contará com conferências plenárias e sessões de trabalho paralelas, reunirá mais de 300 presidentes de empresas líderes e famílias empresárias da Ibero-América e da Espanha, juntamente com líderes institucionais de toda a Comunidade Ibero-Americana, com o objetivo de debater sobre as relações empresariais entre a América Latina e a União Europeia, em razão da presidência espanhola da UE durante o segundo semestre de 2023.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, que defende na Europa uma aliança estratégica entre os dois blocos, encerrará o encontro no qual serão analisadas as atualidades econômicas, comerciais, empresariais e de investimento.

Luiza Trajano, presidente do conselho de administração da Magazine Luiza, será a representante dos empresários brasileiros entre os palestrantes deste VI Congresso empresarial ibero-americano CEAPI. Além disso, receberá o reconhecimento Mulher, Empresa e Liderança.

Segundo Núria Vilanova, presidente do CEAPI, o encontro busca trazer certeza nesses tempos de incerteza mundial e apoiar, a partir do setor privado, a formação de um vínculo mais sólido e de longo prazo entre a Europa e a América Latina. “No CEAPI, acreditamos que a colaboração público-privada é a chave para posicionar a região ibero-americana como um ator fundamental no novo panorama geopolítico”, segundo Vilanova.

A importância crucial do setor empresarial no fortalecimento dos laços entre os países latino-americanos e a União Europeia, bem como o papel desempenhado pela Espanha como ponte entre as duas regiões, serão temas centrais do evento. Os painéis irão examinar os cenários futuros que serão enfrentados pela Ibero-América, abordando temas como as relações UE-América Latina, a importância de fechar a lacuna de infraestrutura na América Latina; a relação entre matérias primas e segurança; o futuro das famílias empresárias; a transição energética; a ideia de que a desigualdade não é rentável; e o investimento como motor de mudança. O congresso também refletirá sobre empresa e política; futebol e impacto social, inovação e inteligência artificial.

O evento será precedido por um jantar de abertura na noite de 30 de maio no Teatro Real. Os dias 31 de maio e 1º de junho serão os principais deste congresso, nos quais serão realizadas as mesas de debate. Além disso, no primeiro dia será realizada a cerimônia oficial de premiação, no Matadero, local em será concedida a homenagem Mulher, Empresa e Liderança. Durante a tarde de 1º de junho, a Casa de América sediará o Dia Mulher, Empresa e Liderança na Ibero-América. Também como parte do congresso, de 2 a 4 de junho, os participantes poderão desfrutar de uma viagem à Extremadura e visitar o Espacio SOLO, uma das coleções privadas de arte mais importantes da Espanha.