Museu da Bolsa elege o patrimônio imaterial brasileiro como eixo temático da programação educativa 2023

Reforçando um dos seus principais objetivos, de promover atividades socioeducativas que visam democratizar e desmistificar o conhecimento sobre o mercado financeiro, o MUB3 – Museu da bolsa do Brasil definiu as principais manifestações do Patrimônio Imaterial Brasileiro como fio condutor das atividades educativas programadas para esse ano.
Dessa forma, as festas, tradições e elementos populares, que fazem parte da identidade brasileira e da memória afetiva da população, serão inseridas dentro do contexto econômico refletindo seu impacto e importância no cotidiano.
“Queremos aumentar a conexão entre os visitantes e o Museu reforçando a dimensão e o valor do nosso Patrimônio Cultural Imaterial e sua relação com os aspectos sociais e econômicos do país”, informa Prisca Menegasso, Coordenadora do Educativo.
“Além de resgatar e consolidar a importância dessas manifestações junto aos diferentes públicos, com ênfase na comunidade escolar, queremos destacar sua influência sobre a dinâmica financeira e também na economia criativa”, completa.
Festas e celebrações
Definido pela UNESCO como patrimônio imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”, essas manifestações passam a integrar a programação educativa do MUB3 reforçando o conceito da instituição de que “tudo passa pela Bolsa”, inclusive os valores intangíveis e imateriais brasileiros.
Na atividade “Contação de Histórias”, por exemplo, o berimbau, instrumento musical de corda originário trazido para o Brasil por escravos a partir de 1538, quando se tornou elemento central das rodas de capoeira, é o protagonista do enredo que leva um menino a entender e abraçar suas origens. Na história, que começa com um pedido da mãe para o filho vender a vaca da família e que aborda temas como trocas e o entendimento quantitativo de valores, o menino acaba ganhando um berimbau e, mediante as adversidades geradas pela negociação, percebe o valor material e imaterial do instrumento e sua importância para sua identidade.
No “Laboratório de Atividades”, um espaço experimental para práticas que exploram vivências, processos artesanais, técnicas e linguagens artísticas, serão abordados “Os trajes e objetos nas festas populares: identidade e economia criativa”, onde os tecidos, vestimentas, adereços e objetos utilizados em manifestações culturais, como as festas populares, buscam reforçar as expressões de identidades individuais e coletivas como parte inerente e constituinte da cultura brasileira.
Na programação “Mediação de Leitura”, dentre as obras selecionadas consta “Uma Festa de cores: Memórias de um Tecido Brasileiro”, de Anna Göbel e Ronaldo Fraga que, por meio de imagens que exploram cores, formas, padrões e texturas da chita, além de figuras e cenários de festas – como o maracatu, as festas juninas, as danças e os folguedos -, apresenta e resgata a história de um tecido “democrático” e que simboliza as tradições e origens da cultura popular brasileira.
Patrimônio Imaterial
O direcionamento temático da programação educativa do MUB3, assim como informações sobre as comemorações dos 20 anos da “1ª Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Imaterial” promovida pela UNESCO e imagens do valores imateriais brasileiros, será destaque em todas as plataformas informativas do Museu de forma a aumentar a conexão e interesse do público com os conteúdos a serem apresentados.
“Nossa proposta educativa pretende ampliar o conhecimento sobre o mercado de capitais, porém, abrangendo as manifestações culturais como parte integrante e significativa da dinâmica econômica brasileira. Acreditamos que, dessa maneira, aumentamos a percepção dos visitantes sobre nossos objetivos, integrando elementos inerentes a nossa formação sociocultural”, finaliza Prisca Menegasso.
SERVIÇO
De segunda a sexta e nos 2º e 4º sábados do mês, das 9h às 17h.
Entrada até às 16h e permanência de 1 hora.
Rua XV de Novembro, 275 – Centro, São Paulo – SP
Próximo à estação São Bento (290m) – 4 minutos a pé.
E-mail: contato@mub3.org.br
Telefones: (11) 2565-5176 / 5106
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Para seguir nas redes: @mub3oficial