Indicado ao prêmio Shell pela dramaturgia, “Não Peça” é um espetáculo solo da atriz e autora Lucília de Assis. Em cena, Jandira, uma funcionária do teatro, que se divide entre faxineira, bilheteira e baleira, é convocada na última hora para uma nova função: segurar o público de uma peça cujo elenco está preso em um engarrafamento. Sem qualquer preparo, mas com inusitado carisma e humor, ela decide contar sua própria história. Dirigida por Bianca Byinghton, a peça faz parte da programação do Mês da Mulher no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro, com sessões nos dias 17, 18 e 19 de março, sexta, sábado e domingo, às 19h.

Com muito humor e poesia, o espetáculo traz à cena Jandira, funcionária humilde e obediente da casa de espetáculos, que só sobe aos palcos mesmo para varrer. De repente, frente a um imprevisto, ela é convocada para ocupar a linha de frente e entreter o público. Ela então decide contar suas próprias histórias, desde a infância pobre em Cantochão, no Estado de Calamidade, até sua vida nos bastidores do teatro. “Nem toda vida daria um filme. Mas aqui, a vida da funcionária Jandira, com certeza, acaba dando uma peça. Ou melhor, uma NÃO PEÇA”, sintetiza Lucília.

A difícil história de Jandira, aliada à ficção e à realidade de tudo o que acontece nesse espaço teatral passa a constituir o repertório existencial da mulher, que conhece o teatro em sua intimidade. “A peça lida com as verdades como ficções do racional e as ficções como verdades do ‘imaginal’”, reflete Lucília. “Jandira veio menina do barro seco direto para a caixa preta de um teatro, sem escalas. Analfabeta, aprendeu a ler com os textos das peças. Seu universo não é mundano, disperso, superficial. Tudo para ela é existencial. Jandira é a encarnação da visão de mundo de Lucília de Assis, transbordante de humor e poesia”, finaliza a diretora Bianca Byinghton.

SERVIÇO

Espetáculo teatral

“Não peça”

Dramaturgia: Lucília de Assis

Direção: Bianca Byinghton

Com: Lucília de Assis

Dias: 17, 18 e 19 de março – sexta, sábado e domingo

Hora: 19h

Local: Centro Cultura da Justiça Federal

End.: Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro

Classificação etária:  10 anos

https://www.facebook.com/naopeca