Nova Friburgo ganha Serviço de Promoção da Saúde Universitária e Sala de Apoio à Maternidade da UERJ no Instituto Politécnico

Alinhada ao conceito primário da Carta de Otawa que caracteriza a promoção da saúde como processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da qualidade de vida e saúde, a Pró-reitoria de Saúde (PR-5/UERJ) vem propondo diversas estratégias na direção deste objetivo, que se iniciou com a instituição de um comitê de assessoramento e culmina com uma grande vitória para a Universidade. Serão inaugurados nesta quarta-feira, 5 de julho, o Serviço de Promoção da Saúde Universitária (SPSU) nas unidades externas da UERJ e a Sala de Apoio à Maternidade, ambos no Instituto Politécnico de Nova Friburgo, na Região serrana do Rio.
Os serviços estão integrados às ações propostas pelo Comitê de Assessoramento em Ações de Promoção da Saúde Universitária, instituído em outubro de 2022. Neste sentido, a meta é aplicar o conceito positivo de práticas preventivas, permitindo que as pessoas aumentem o controle e autonomia sobre sua saúde através de intervenções sociais e ambientais projetadas para promover a qualidade de vida de cada pessoa.
A expectativa é que o serviço promova ações de saúde regulares e sistemáticas ao longo do ano e possa recepcionar e realizar os encaminhamentos adequados para a rede dos casos de urgência que possam ocorrer no campus. A PR-5 vem realizando visitas técnicas às unidades estratégicas e pretende criar seis postos nos locais que ainda não possuam nenhum tipo de assistência à saúde local para atendimento primário da comunidade interna. O Serviço de Promoção da Saúde Universitária do IPRJ/Friburgo será a primeira delas, tendo ainda a previsão de mais duas – FAT (Resende) e UERJ-ZO – para serem inauguradas até o final do ano.
Vale lembrar que o conceito dos serviços de promoção está alinhado às políticas de saúde do Ministério da Saúde e articulado com a rede de saúde do território local. Para tal a Coordenadoria de Assistência em Saúde da PR-5 já iniciou aproximação com a rede de saúde do município de Nova Friburgo para estabelecer fluxos de encaminhamentos e desenvolver atividades para a comunidade de acordo com as linhas de cuidados do Ministério da Saúde.
Já as Salas de Apoio à Maternidade são um espaço com conforto, privacidade e segurança, onde as mulheres possam esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao seu filho. A Comissão de Apoio à Maternidade, vinculada ao Comitê de Assessoramento em Ações de Promoção da Saúde Universitária da PR-5, vem buscando interlocuções com as diversas estruturas organizacionais da universidade para apoiar e estimular que as alunas e trabalhadoras ofereçam o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses. A proposta é que a universidade construa e amplie espaços de acolhimento às mães e suas crianças.
Inauguração do Serviço de Promoção da Saúde Universitária eSala de Apoio à Maternidade da UERJ no IPRJ
Dia: 5 de julho de 2023, às 10h
Local: Instituto Politécnico do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Hormindo Silva, 25 – Lagoinha – Nova Friburgo/RJ.