Nutrição em Foco
Por Matheus Oliveira
– Você sabia que a água de coco já foi usada como líquido endovenoso para hidratação no passado?
Á água de coco tem compostos que também existem no plasma do sangue. Ele já foi usado como líquido endovenoso para hidratação no passado, quando não havia outro líquido mais apropriado para fazer uma transfusão de sangue. Entre os benefícios da água de coco, podemos destacar: excelente oxidante, equilibra os níveis de glicose no sangue, fortalece o sistema imunológico, hidrata a pele, combate o envelhecimento precoce, reduz as toxinas do corpo, previne cálculos renais, elimina a resseca , por ter poucas calorias, ajuda no emagrecimento em equilibra os níveis de colesterol.
– Água de coco de caixinha também é saudável? Mito ou Verdade
Mito. A água de coco de caixinha não é saudável como alguns podem pensar. Em alguns casos, é o pozinho que sobrou do fruto, ou seja, á a água do coco reconstituída. O H2O presente nesta água, é retirada e reposta depois. Mas nesse processo, muitas propriedades da água e principalmente o sabor, são alterados e para “disfarçar” é colocado muito açúcar. Isso porque o coqueiro demora até 4 anos para produzir novos frutos, por esse motivo, as empresas fazem a reconstituição da água de coco. Outro fato: para terem vida longa nas prateleiras do supermercado, as empresas colocam conservantes em sua preparação. O que não é benéfico para a saúde da população que consome.
– Beneficio na perda de peso e da circunferência abdominal, aplausos para o nosso herói: vinagre de maçã
O vinagre de maçã emagrece, isso porque quanto menos glicose no sangue, você terá menos carboidratos e consequentemente, menos gordura acumulada na barriga. Um estudo de 2015 mostrou que quando o vinagre de maçã é consumido junto de uma refeição com carboidrato, ele proporciona a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa ingira pelo menos 200 calorias a menos durante o resto da vida. Diante dos estudos apresentados concluímos que o vinagre de maçã pode aumentar a sensação de saciedade e com isto nos ajuda a comer menos calorias, o que consequentemente nos leva á perda de peso e a redução dos níveis de insulina e açúcar no sangue.
– Carne Suína: vantagens e desvantagem de inclui-la na sua alimentação
A carne bovina é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação. Ela tem menor teor de gordura do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição. Porém, um dos motivos da carne de porco não ocupar o primeiro lugar no consumo se deve ao fato de que os porcos estão sujeitos a infecções e contaminação de parasitas, além de existir significativo risco de transmissão de outras doenças por conta de sua criação
– Saiba qual é o melhor sal e a quantidade ideal
O sal é fundamental para a saúde humana, além de temperar as preparações, ele também é fonte de sódio, iodo e outros minerais, que são necessários em pequenas quantidades. No entanto, seu excesso pode provocar o aumento da pressão arterial, retenção de líquido, comprometer o funcionamento dos rins e levar a doenças cardiovasculares como o AVC. Mas o sal é essencial para a síntese dos hormônios da tireoide que, entre outras funções, regulam o crescimento e o desenvolvimento físico e mental. Podemos encontrar diversos tipos de sal no mercado dentre eles temos: sal marinho, sal refinado, sal grosso, sal rosa da himalaia, sal negro (indiano e havaiano), sal vermelho, sal Maldon, flor de sal, sal líquido e sal light. Quantidade recomendada sal: segundo a OMS, a ingestão recomendada de sódio são 2 gramas por dia, equivalente a 5 gramas de sal, o brasileiro consome praticamente o dobro disso, variando entre 8,5 a 15 gramas de sal por pessoa.
– Momento Confort Food – Alimentos e receitas que abraçam: Comidas nostálgicas
O termo Comfort food, indicado em português como “comida do conforto”, faz referência a todo alimento ingerido com o objetivo de melhorar o bem-estar ao promover alegria, nostalgia, conforto emocional ou até mesmo alívio da dor. Os alimentos considerados Comfort Food variam conforme a experiencia de cada pessoa. Contudo uma pesquisa realizada com 264 estudantes de graduação de uma universidade dos Estados Unidos categorizou os tipos de Comfort Food.
2° categoria – Comidas de Indulgencia: Despertam um sentimento de remissão. O que isso quer dizer, que elas estão associadas à alimentação despreocupada com valores nutricionais ou outros aspectos de saúde tanto de alimentos quanto de bebidas. Nessa categoria se privilegia o prazer que será obtido ao consumi-las. Um exemplo das comidas de indulgência são os junk foods – aquelas comidas ricas em calorias e de baixa qualidade nutritiva, geralmente ligadas aos fast foods. O consumo é motivado por uma sensação de recompensa diante de uma situação que necessita de conforto. Contudo, há uma questão importante: as comidas de indulgencia podem ser carregas posteriormente de culpa, especialmente se o consumo ocorrer em grande quantidade.