Plantas Aromáticas e Ervas Medicinais é tema da 2ª edição da Mostra da Socioagrobiodiversidade

Plantas aromáticas e ervas medicinais – esse é o tema da 2a edição da Mostra da Socioagrobiodiversidade que acontecerá no próximo dia 11 de março, sábado, das 9h às 19h, na Usina Cultural Energisa Nova Friburgo, com entrada gratuita. Será um dia inteiro com ampla programação que contará com atividades como a Feira Biocultural, Oficina Socioeducativa, Roda de Conversa, Exposição Fotográfica e apresentação de Expressão Cultural.
Esse é o segundo tema, do total de seis, que faz parte da Mostra da Socioagrobiodiversidade, que acontecerá até julho, sempre no segundo sábado de cada mês. A temática “Plantas aromáticas e ervas medicinais” traz abordagens em saúde popular que envolve o autocuidado, terapias integrativas, cosmética natural, o cultivo, o uso e a produção de plantas aromáticas e/ou ervas medicinais (óleos essenciais, substâncias terapêuticas e/ou de cura); além da explanação dos saberes tradicionais e o uso de ervas, remédios caseiros, pomadas, tinturas, chás, erveiras, parteiras, rezadeiras, etc.
A Oficina Socioeducativa abordará “A medicina de quintal” como tema e será ministrada pela veterinária e educadora ambiental, Jane Mattos, que atua há mais de 15 anos com tinturas, óleos essenciais, hidrolatos e extratos vegetais. Já a Roda de Conversa contará com as presenças de Grasiele Nespoli, pesquisadora da Fiocruz e da UFRJ (Instituto Nutes), que falará sobre “Educação, Saúde e Plantas Medicinais”; Ianielle dos Santos, produtora rural e integrante da Redefitovida Serrana, que abordará o tema “Saúde Popular”; Frederico Reis, instrutor do Instituto de Homeopatia e Terapias Populares (IHTEPO), que conversará sobre “Homeopatia Popular”; tendo como mediadora, Maria José Porto, proprietária da empresa Herbal Lumiar.
Ainda faz parte da programação a Exposição Fotográfica, com registros de acervos particulares de Alê Rifan, Anderson Möller, Cheiro de Deus; Coletivo Grãos de Luz; Magueutika; Mãos de Luz; Marcelo da Graça; Maria Luiza Campos; Redefitovida Serrana; Sítio Recreio e Terra Yporã. Todas as fotografias com abordagens da socioagrobiodiversidade regional.
Outra atração interessante será a apresentação da Expressão Cultural com a Folia de Reis Mirim “Bandeira Pena de Ouro”, do Alto de Olaria, formada por cerca de 30 crianças e jovens com idades entre 6 e 17 anos. A mestra da folia, Gabriella Laudelino, que reza as profecias e toca a sanfona, tem apenas 16 anos, e é a responsável por manter a tradição familiar de gerações.
Nesta segunda versão da Mostra acontecerá a apresentação do Coletivo Grãos de Luz, um grupo guardião dos saberes tradicionais dos erveiros, benzedeiras/rezadeiras e parteiras do distrito de Lumiar, em Nova Friburgo.
Assim como aconteceu no primeiro encontro, essa edição terá 17 expositores na Feira Biocultural, com diferentes formações e atuantes na cadeia da Socioagrobiodiversidade, que estarão expondo produtos, atividades, experiências ou ações de base sustentável.
CONHEÇA O HORÁRIO DAS ATIVIDADES
(Programação sujeita à alteração)
9h – Abertura da segunda edição da 1a Mostra da Socioagrobiodiversidade;
9h às 19h – Feira Biocultural (produtores locais e regionais) e exposição fotográfica –
acervos particulares de: Alê Rifan, Anderson Möller, Cheiro de Deus; Coletivo Grãos de
Luz; Magueutika; Mãos de Luz; Marcelo da Graça; Maria Luizida Campos; Redefitovida
Serrana; Sítio Recreio e Terra Yporã;
9h15 – Apresentação do Coletivo Grãos de Luz (Teatro);
10h às 12h – Oficina Socioeducativa: “A medicina do quintal”, com Jane Mattos
(Terraço);
14h às 16h – Roda de Conversa – Experiências (Salão Nobre)
Grasiele Nespoli – pesquisadora da Fiocruz e da UFRJ (Instituto Nutes) falará sobre
“Educação, Saúde e Plantas Medicinais”;
Ianielle dos Santos – da Redefitovida Serrana, que abordará o tema “Saúde Popular”;
Frederico dos Reis – instrutor do Instituto de Homeopatia e Terapias Populares
(IHTEPO), que conversará sobre “Homeopatia Popular”;
Maria José Porto (Mediadora) – proprietária da empresa Herbal Lumiar
17h – Expressão Cultural (Teatro)
Apresentação da Folia de Reis Mirim “Pena de Ouro”.
19h – Encerramento
SERVIÇOS
1a Mostra da Socioagrobiodiversidade
Tema da 2a edição: Plantas aromáticas e ervas medicinais
Data, hora e local: 11 de março de 2023 (sábado) / 9h às 19 horas / Local: Usina Cultural
Nova Friburgo (entrada pela Rua Dante Laginestra – Centro)
Classificação: Menores de 16 anos acompanhados do (a) responsável.
Entrada franca.
Facebook.com/socioagrobiodiversidade.nf
Instagram.com/socioagrobiodiversidade_nf/