Foto: Carlos Mafort

Nesta quarta-feira, 12 de março, no Plenário João Bazet da Câmara Municipal de Nova Friburgo, às 19h, ocorre a cerimônia de entrega do “Prêmio Mulher é Arte”, reconhecendo e homenageando as contribuições de mulheres que, com seus olhares únicos, iluminam o mundo da arte e da cultura na cidade.

O prêmio é concedido pela Secretara de Cultura da Prefeitura de Nova Friburgo e em 2025 presta homenagem à Professora Dilva Maria de Moraes, cujos ensinamentos e dedicação à Cultura inspiraram e ainda inspiram muitas mulheres.

“Celebramos o talento, a criatividade e a força dessas mulheres extraordinárias, que, por meio de suas obras e ações, transformam a sociedade e enriquecem nossas vidas.” Diz o secretário de Cultura Daniel Figueira.

Na ocasião, Jhasmyna fará  seu show embalando o evento especial.

As homenageadas de 2025:

Ana Olivia Verly

Clenir Ribeiro

Débora Simões

Gabriela Ribas

Margareth Farah Ruiz

Monara Emerick

Rivana Abbud

Sara Schuindt

Viviane Lisboa

Tia Ana da  Vilage

SOBRE A HOMENAGEADA

Professora, escritora e trovadora friburguense, Dilva Maria de Moraes ( Nova Friburgo – 08 de outubro de 1939 / Nova Friburgo – 01 de fevereiro de 2018) foi uma importante figura na vida cultural da cidade.  Como professora, formada em História pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, atuou no Colégio Anchieta e no Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas.

Era membro da Academia Friburguense de Letras (Cadeira nº 16, Gonçalves Dias) da qual foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente, dentre todas as Academias de Letras do país, no biênio 1998-1999. Foi presidente da União Brasileira de Trovadores e ocupou, por várias vezes, cargos de secretária em administrações do município, tendo atuação marcante à frente da Secretaria de Educação e Cultura, na criação de Planos de Cargos e Salários para os profissionais da educação; inauguração do Centro de Artes, criação dos Festivais de Arte nos anos de 1970; ampliação do Pró-Memória; além de ter sido Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, consolidando os desfiles de Blocos de Embalo e Enredo e Escolas de Samba na cidade. Foi grande incentivadora dos Concursos de Fantasias. Dilva dá nome à sala de leitura do Colégio Municipal Umbelina Breder de Queiroz.

Ao longo de décadas, participou da organização dos Jogos Florais, evento que reunia trovadores de várias partes do país, pelo qual recebeu vários prêmios com suas trovas. Faleceu na manhã de 1º de fevereiro de 2018, vítima de complicações decorrentes do Alzheimer, aos 79 anos.

SERVIÇO:

Prêmio Mulher é Arte

Troféu Professora Dilva Maria de Moraes

Data: 12 de março

Horário : 19 horas

Local : Câmara Municipal de Nova Friburgo