Quatro jovens brasileiros foram selecionados para participar da edição 2025 do prestigiado programa internacional Dr. Bessie F. Lawrence International Summer Science Institute (ISSI), promovido anualmente pelo Instituto Weizmann de Ciências, em Israel. Reconhecido mundialmente por seu rigor acadêmico e excelência científica, o curso reúne cerca de 80 estudantes do mundo todo para quatro semanas de imersão em projetos de pesquisa de ponta, com orientação de cientistas renomados em áreas como biologia molecular, química, física e ciência da computação.

Os estudantes Carolina de Araújo Pereira da Silva (RJ), Francisco do Rego (SP), Gabrielle de Oliveira Rodrigues (CE) e Samuel Roizenblatt Davidovici (SP) foram contemplados com bolsas integrais após se destacarem com projetos de inovação em ciência, muitos deles premiados em feiras nacionais e internacionais. Suas pesquisas abordam desde terapias alternativas contra o câncer até soluções sustentáveis para o desperdício de alimentos e novas abordagens em bioinformática e dessalinização da água.

Carolina, técnica em Biotecnologia pelo IFRJ, desenvolveu pesquisas na área de biologia do câncer após acompanhar a luta de sua mãe contra a doença. “Foi quando enxerguei a pesquisa científica como um refúgio para minhas perguntas e como uma possibilidade para investigar terapias que poderiam amenizar o sofrimento de pacientes”, afirma. Gabrielle, estudante de Agronomia na UFSC, criou um conservante natural com mandacaru e cera de carnaúba, e destaca: “Acredito que após a experiência no Weizmann terei ideias valiosas que poderão impactar vidas por meio da ciência.”

Francisco, aluno de Ciências Moleculares na USP, trabalhou com genética de abelhas e micro-organismos amazônicos. Ele ressalta o valor da colaboração internacional do curso: “A Escola de Verão representa a chance de imergir em um ambiente de excelência científica, onde a troca de perspectivas impulsiona descobertas.” Já Samuel, também da USP, desenvolveu um projeto sobre dessalinização por osmose reversa e vê na experiência uma grande oportunidade: “Conhecer e interagir com alguns dos maiores pesquisadores do mundo é a realização de um sonho.”

Programado para ocorrer entre os dias 1º e 24 de julho, o ISSI 2025 proporcionará aos alunos uma vivência científica e cultural intensa. Durante três semanas, eles desenvolverão pesquisas nos laboratórios de ponta do Instituto Weizmann, participarão de seminários e palestras com grandes nomes da ciência e explorarão o país em passeios culturais. A jornada culmina com uma expedição educativa pelo Deserto do Neguev, onde vivenciarão a história, a ecologia e a arqueologia dessa região singular de Israel. A iniciativa é promovida no Brasil pelos Amigos do Weizmann, que selecionam os participantes com base em mérito acadêmico e vocação científica.