“Quero ler e não sei por onde começar”
Por Daisy Gouveia
Recebo essa mensagem com frequência nas minhas redes. E posso ser sincera? Adoro receber essas mensagens, pedido ajuda, querendo adquirir o hábito de leitura.
Como começar? LENDO!
Se você quer jogar tênis, jogue, se quiser aprender a cozinhar, cozinhe, se quer escrever, escreva e se quer ler, leia.
Como?
Descubra seus interesses, assuntos que mais atraem você. É muito importante esse auto conhecimento.
Relembre suas leituras, mesmo que sejam na escolaridade, algum livro que marcou você de alguma forma positiva. Reler um texto que já trouxe prazer em algum momento sempre reativa o desejo pela atividade.
Pense por que parou de ler, pois em algum momento, mesmo que tenha sido por obrigação, leituras aconteceram na sua vida.
Parou apenas por falta de tempo, um período onde o trabalho era tão intenso que afastou você dos livros? Perdeu o interesse?
Enfim, tendo refletido sobre sua caminhada literária, mãos à obra, vamos nos preparar para ler todos os dias e receber todos os benefícios que a leitura nos traz.
Escolha um livro com o assunto de seu interesse, mas que seja breve, livro de contos e crônicas são sempre bem vindos nesse começo. Fábulas ou livros curtos também contribuem para o sucesso de uma leitura finalizada. Não queremos nenhuma leitura abandonada nesse momento.
Arranje um lugar confortável, iluminado e silencioso. Descarte qualquer estímulo que tire sua atenção do livro.
Se quiser um bom incentivo, procure um clube de leitura e você terá um livro por mês lido. Leituras compartilhadas exigem empenho e fortalecem o compromisso com a leitura.
Deixo aqui algumas indicações de livros breves para sua iniciação:
– A mercadoria mais preciosa/ Jean-Claude Grumberg
– Simples Paixão/ Annie Ernaux
– O silêncio da chuva/ Luiz Alfredo Garcia- Roza
Mais indicações e dicas, me siga @daisygouveiaoficial
*Daisy Gouveia é apresentadora, escritora, influenciadora digital e criadora do Clube de Leitura da Daisy. Com 66 anos, usa as redes sociais para incentivar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotarem o hábito da leitura.
Com 35 anos de experiência na área da moda, escreveu o livro ‘Costurando Minha História’ onde conta sua trajetória e fala sobre sua reinvenção profissional, estimulando as pessoas que também querem mudar.