Mais de duas décadas de carreira concentradas em um livro de 480 páginas, com 550 receitas, todas fotografadas. “É o meu livro definitivo”, diz a chef Rita Lobo. ‘Panelinha: receitas que funcionam’ chega às livrarias já como um grande sucesso na pré-venda, reunindo tudo o que Rita aprendeu na cozinha desde que lançou o site https://panelinha.com.br/

“Cozinhar é como ler e escrever, todo mundo devia saber.” Rita repete com frequência essa frase. E como ela se esforça para que todo mundo aprenda a preparar as próprias refeições! A ter mais autonomia. A fazer melhores escolhas. Tudo no livro é planejado para levar as pessoas para a cozinha. São 2,5 quilos de conteúdo! Até a forma como as receitas são agrupadas ajuda a organizar a alimentação. No total, são 12 capítulos: saladas; sopas e caldos; ovos; massas, tortas, quiches e risotos; arroz; feijão; carnes; hortaliças e acompanhamentos; frutas e sobremesas; bolos e biscoitos; pães e pizza; e um capítulo final de drinques e petiscos.

Não é por acaso que o livro tem o subtítulo “Receitas que funcionam”. Rita conta que esse slogan foi criado pelos próprios usuários, bem no começo da operação do site. “Eu encaro essa ideia como uma enorme responsabilidade”, diz. “As receitas precisam funcionar para todo mundo que pilota um fogão, seja um cozinheiro experiente, seja quem está entrando pela primeira vez na cozinha”. E elas sempre funcionam: porque são pensadas para resolver a alimentação da casa de forma saudável, prática e acessível; porque são explicadas detalhadamente, com as etapas descritas com clareza; e porque são testadas exaustivamente na cozinha de testes do Panelinha, em equipamentos domésticos, levando em consideração a falta de tempo e a falta de habilidade culinária dos leitores.

Na apresentação que fez do livro em seu blog no site Panelinha, Rita contou que, desde o lançamento do site, em março de 2000, o trabalho sempre teve o mesmo propósito: melhorar a alimentação das pessoas com receitas que funcionam, baseadas nas nossas tradições. “Mas com o passar do tempo,” ela escreve, “diante do ambiente alimentar em que vivemos, que desvaloriza a comida de verdade e a cozinha, e privilegia os ultraprocessados, foi ficando evidente que não podíamos deixar de falar com o nosso público sobre assuntos como a classificação dos alimentos por grau de processamento (que ensina a diferenciar os ultraprocessados da comida de verdade) e, claro, incluir na conversa o assunto divisão de tarefas (sem ela, fica difícil garantir comida de verdade na mesa)”.

Mais profundo e atualizado

Com o lançamento do novo ‘Panelinha: receitas que funcionam’, o livro antigo, “o da capa amarela”, está saindo de catálogo, depois de quase 15 anos de sucesso nas vitrines das livrarias e nos sites de e-commerce. O novo incorpora estratégias para vencer os obstáculos que afastam as pessoas de uma alimentação saudável. E conta com o embasamento científico fruto da parceria do Panelinha com o Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da Universidade de São Paulo), grupo responsável pela coordenação do Guia Alimentar para a População Brasileira, um documento que é referência de boa alimentação no mundo todo.

O novo livro tem mais do que o dobro do número de receitas do antigo. Só 10% delas vieram do livro anterior. Rita conta que eram preparações favoritas que não poderiam ficar de fora. E, mesmo assim, elas foram atualizadas. “O ponto é: além de muito maior, em termos de alimentação, ele é mais profundo e tem muito conteúdo extra”, conta. “É o livro da minha vida”, conclui.