Foto: Mariana Pekin/UOL

O Universa, plataforma de conteúdo feminino do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na defesa de direitos fundamentais das mulheres, comunicaram as finalistas do Prêmio Inspiradoras 2023, premiação com o objetivo de reconhecer e dar mais visibilidade a mulheres que lutam para a transformação da sociedade feminina. Entre as 21 finalistas em sete categorias, a carioca Lúcia Xavier ganha destaque por sua coordenação na ONG Criola.

Indicada na categoria de “Justiça para Mulheres”, que reconhece as mulheres à frente de iniciativas e políticas públicas que contribuam para promover a emancipação feminina nos sistemas jurídico e legislativo, Lúcia participa de ações culturais e políticas relacionadas ao enfretamento do racismo desde os 18 anos. Durante a faculdade, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ela participou do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras e começou a fazer um trabalho com meninas e mulheres negras como facilitadora em uma instituição que tinha um espaço de cuidado de crianças e adolescentes.

Atualmente, aos 64 anos, é a coordenadora da ONG Criola, criada em 1992 com o objetivo de organizar a agenda antirracismo para melhorar o acesso da população negra à Justiça. Além disso, a entidade informa e cadastra mulheres e meninas em programas governamentais para que tenham acesso aos seus direitos, foca no enfrentamento da violência considerando o racismo como base das agressões e distribui cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Lúcia Xavier também é conhecida por ser uma das principais ativistas a ajudar a criar uma reflexão sobre a consciência negra, o que culminou no feriado facultativo nacional celebrado no dia 20 de novembro. Devido a sua grande atuação e reconhecimento no meio, em abril de 2022, ela participou do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, em que discursou sobre violência racial e vulnerabilidade de mulheres negras no Brasil.

Conheça o Prêmio Inspiradoras 2023

Em sua terceira edição, o Prêmio Inspiradoras 2023 concentra-se no enfrentamento às violências contra mulheres e meninas, assim como na atenção ao câncer de mama. Além disso, visa promover o progresso científico e incentivar a busca pela equidade de gênero, o empoderamento econômico e a participação cidadã das mulheres.

A cerimônia de premiação ocorre no dia 19 de setembro na Casa Natura, em São Paulo, e contará com transmissão ao vivo no Universa e Instituto Avon. Na ocasião, as vencedoras de cada categoria serão conhecidas além da mulher escolhida para a menção honrosa por suas ações em prol do meio ambiente, sustentabilidade e justiça climática.