O esforço contínuo do Verdes Marias – movimento de três irmãs que estimulam a busca por uma vida mais sustentável – de aumentar a conscientização ambiental foi reconhecido pelo Prêmio Lixo Zero Brasil. Mariana Moraes, Maria Carolina Moraes e Maria Clara Moraes foram as vencedoras na categoria “influenciadores”, concedida àqueles que se sobressaíram na promoção do conceito lixo zero no país por meio do exemplo, trabalho e dedicação.

A Zero Waste International Alliance definiu lixo zero como: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vida e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo”. Promovido pelo Instituto Lixo Zero, o prêmio possui 18 categorias, como ações comunitárias, beleza e saúde, celebridades/influenciadores, indústria lixo zero, logística reversa, tecnologias e redução e reuso. A cerimônia de premiação da IV edição do Prêmio Lixo Zero ocorreu nesta quinta-feira,  15 de dezembro, em Cuiabá (MT). No mesmo dia, foi realizado o Encontro Melhores Práticas Brasil.

Podcast ensina sustentabilidade para crianças

Em abril deste ano, as irmãs do Verdes Marias lançaram o podcast “Contos da Capivara” em vários tocadores, entre eles o Spotify (https://spoti.fi/3Lh0v4i). Idealizado em conjunto com a produtora Poétika, o podcast utiliza contos infantis para falar sobre sustentabilidade e meio ambiente de uma forma leve e lúdica e pode ser ouvido por pais e filhos. Indicados para crianças acima de quatro anos, os episódios têm oito histórias inéditas escritas por autores brasileiros da literatura infantil, como Claudia Vasconcellos, Kiusam de Oliveira, Edson Natale, Julia Medeiros, Marcelo Maluf, Thata Alves, Caru Ricardo e Ciro Campos do Planeta OCA.

Todos os episódios contam com a personagem Clara, a Capivara, que traz dicas de como as famílias podem levar uma vida mais sustentável. Entre os conteúdos abordados na série “Contos da Capivara” estão o acúmulo de lixo e questões ambientais. Escrita por Claudia Vasconcellos, o primeiro episódio traz a história “Bricabraque” e tem a participação do Menos 1 lixo. A história fala sobre consumismo e ressalta a importância de reciclar brinquedos e outros objetos.