Dos 20 primeiros títulos que ocupam a classificação geral de livros mais vendidos do PublishNews, um dos principais portais referentes ao mercado literário, seis são nacionais. “Café com Deus Pai”, “Torto Arado”, “Tudo é rio”, “Encontro diário com Deus – Orações e mensagens 2023”, “A natureza da mordida” e “Minutos de sabedoria” ocupam a 4ª, 10ª, 11ª, 16ª, 18º e 19ª colocação no ranking da semana 02 a 08 de janeiro, respectivamente. Na comparação anual, 2022 encerrou com três títulos nacionais de ficção entre os mais comercializados (“Nas pegadas da alemoa”, “Torto Arado” e “Tudo é rio”), enquanto em 2015 foram dois na mesma categoria (“O irmão alemão” e “Paraíso perdido – Filhos do Éden v.3”). Ou seja, em sete anos, os nacionais ocupam somente quatro livros a mais na lista.  

O lento aumento da literatura nacional entre os mais procurados pelo público brasileiro pode ser driblado pelos próprios escritores. É o que afirma Lilian Cardoso, expert no mercado do livro. Com 14 anos de experiência na área e depois de divulgar mais de 4 mil livros, entre best-sellers nacionais e internacionais, ela defende que a obra precisa estar de acordo com o que buscam os leitores, e isso vai além de uma boa história. “A grande parte dos escritores brasileiros, sejam eles publicados por editoras tradicionais ou de autopublicação, se preocupam apenas com o texto. O leitor quer, sim, um bom conteúdo, seja de ficção ou não ficção, mas uma ótima capa, diagramação e revisão também são exigidos por eles”, declara. “Não conhecer os processos editoriais e a falta de um marketing literário são fatores determinantes para que a literatura nacional não decole”, completa Lilian.   

Há quatro anos, Lilian Cardoso saiu dos bastidores do mercado do livro para democratizar o marketing dos livros, o processo de escrita e publicação. Além das postagens com dicas diárias na sua conta do Instagram, que até hoje soma um público com mais de 40 mil escritores, ela lançou o curso Escritores Admiráveis e Escritores Publicados, uma comunidade com mais de 1.800 autores.  

A cada ano ela também organiza oficinas online e gratuitas que reúnem milhares de autores com entrega de muitos materiais e dicas importantes sobre os bastidores deste mercado. 

No próximo dia 31 de janeiro ela estará ao vivo em mais um destes eventos no seu canal do YouTube com o workshop gratuito Projeto Escritor 2023, um evento on-line e gratuito exclusivo para escritores ou para quem ainda não é e deseja se tornar um. A inscrição garante a apostila das três aulas e um planner digital para organizar as ações. Na edição do ano passado, foram mais de 10 mil inscritos.  

SERVIÇO

O que: Workshop Projeto Escritor 2023

Quando: 31 de janeiro e 1º e 02 de fevereiro 

Horário: 20 horas 

Onde: YouTube  

Valor: gratuito 

Inscrição: https://liliancardoso.com.br/projeto-escritor-2023/