Éder Medeiros é CEO e fundador do Melhor Envio

Desde o início do comércio, eventos e datas comemorativas movimentam as vendas de setores específicos do mercado. Em abril, por exemplo, as chocolaterias lucram com a Páscoa, em junho, o Dia dos Namorados dá destaque para as floriculturas. Em janeiro e fevereiro, com o fim das festas de final de ano e a volta às aulas, as papelarias ganham espaço. E como está a presença dessa categoria no e-commerce?

De acordo com um levantamento do Melhor Envio, plataforma de intermediação de fretes entre vendedores virtuais e transportadoras, os envios de itens de papelaria dobraram de 2020 a 2021, saltando de 719 mil para 1.5 milhão de envios anuais. Se olharmos apenas para o mês de janeiro, o aumento é ainda maior: 19 mil envios em 2020 e 98 mil de envios em 2021, um crescimento de 415.8%.

Para Éder Medeiros, CEO e fundador do Melhor Envio, o crescimento das papelarias no digital se deve principalmente à facilidade do acesso ao e-commerce, tanto para os vendedores como para os consumidores: “Pedidos feitos a partir da tela de um celular, pix como forma de pagamento e entregas realizadas no mesmo dia são alguns dos fatores que conquistaram os compradores nos últimos anos, enquanto, para os empreendedores, inúmeras tecnologias otimizam as vendas e tornam essa facilidade de compra uma realidade”.

O levantamento realizado pela plataforma ainda apontou alguns produtos que foram destaques de vendas em 2020 e 2021, como “caneta”, “fita”, “estojo”, “carimbo” e “adesivo”. Algumas características também foram predominantes na descrição das peças, como as cores “rosa”, “azul” e “branco”, além de referências à individualidade da compra, como o termo “personalizado”.

“Os empreendedores do setor precisam enxergar a volta às aulas não apenas como um período que potencializa as vendas, mas que atrai novos consumidores, que podem se tornar clientes que compram o ano inteiro. Para isso, é essencial fazer um estudo do mercado e da concorrência, buscando entender quais as preferências do seu público alvo”, explica Éder.

Todos os dados utilizados para o levantamento foram fornecidos pela própria base de clientes do Melhor Envio e em conformidade com os Termos de Uso da Plataforma e a Lei Geral de Proteção de Dados.

O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 7 transportadoras integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Mundo, Buslog e Loggi. O Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.