Diretor, ator, mestrando em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena e bacharel em Artes Cênicas/Direção pela Uni-Rio, Zeca Bittencourt trabalhou como pesquisador de elenco e pesquisador de criadores (roteiristas e diretores) na TV Globo durante 15 anos, foi assistente de Bibi Ferreira e Gabriel Villela, além de ser diretor artístico da Cia. Cênica do Outro Milênio desde 1998. De janeiro a abril de 2023, o artista oferece, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, a Oficina de Interpretação para o . Audiovisual – Da Boca de Cena ao Close.

Ainda no primeiro semestre, Zeca dirige com a Cia. Cênica do Outro Milênio o espetáculo Viver!, baseado em um conto de temática alegórica de Machado de Assis, escrito em estrutura dramática e que trata do encontro entre Ahasverus e Prometeu. A primeira personagem recebeu uma maldição, por menosprezar Cristo em seu calvário, de vagar pelo mundo sem encontrar abrigo e ser desprezada até que o último homem desaparecesse. A segunda personagem pertence à mitologia clássica e foi condenada pelos deuses a ter uma águia comendo seu fígado por toda a eternidade. Já no segundo semestre, o artista estreia O Poeta e a Inquisição, de Gonçalves de Magalhães, considerada  a primeira tragédia brasileira.

A oficina criada por Zeca, que ocorre a partir de 28 de janeiro, fornece aos alunos um panorama  sobre as diferenças e os princípios básicos de interpretação para o teatro e para o audiovisual – cinema e televisão, abordando questões teóricas fundamentais e utilizando, como ferramenta, práticas de interpretação que objetivam o contato e a intimidade com a câmera.

Durante as aulas, serão explorados estudos, sistematizações e metodologias para a construção da personagem, sobre o trabalho do ator sobre si mesmo e a utilização da câmera. Baseada nos estudos teóricos desenvolvidos por Konstantin Stanislávski (1863 – 1938), que produziu fundamentos e metodologia para o trabalho do ator, e na visão que o diretor, ator e escritor Vsevolod Pudovkin (1893-1953) tinha sobre essa metodologia.

Como atividades práticas, serão gravadas cenas individuais e em duplas buscando  experimentar as diferenças entre construir uma cena para o palco e “se deixar ver” por uma câmera. Os alunos também terão um panorama sobre linguagem de set, enquadramentos e planos.

Serviço:

De 28 de janeiro a 8 de abril de 2023. Sábados, das 11 às 15h.

20 vagas | Seleção: Análise de currículo com foto, carta de interesse, Entrevista.

Link para inscrição: https://oficinasculturais.org.br/atividade/oficina-de-interpretacao-para-o-audiovisual-da-boca-de-cena-ao-close/