Foto: Reprodução

O contato e a proximidade com a morte desvelada trouxe à tona a nossa fragilidade e reafirmou nossa impotência perante essas situações. A morte, de certa forma, foi banalizada e abalou a nossa confiança nas nossas certezas e fragmentou nossa autoestima. De que forma podemos nos recuperar?

As pessoas, em sua maioria, acabam relacionando a autoestima com a dimensão da beleza. A autoestima também inclui as questões internas da pessoa, ou seja, se ela está bem resolvida na vida pessoal, por exemplo. Então, percebemos que a autoestima vai além do aspecto físico. Quando se trata de saúde mental, a autoestima é de extrema importância. Uma pessoa com autoestima baixa, pode muitas vezes manifestar o sentimento de incapacidade, de inferioridade e um medo constante de rejeição.

A baixa autoestima pode ainda interferir em nossos relacionamentos, desenvolver vícios, depressão, ansiedade, obesidade e diversos fatores que interferem negativamente em nossa qualidade de vida. O primeiro passo em direção à recuperação, é a observação! Cada pessoa consegue, de algum modo, perceber ou reconhecer quando está bem ou não. Quando a pessoa chega a conclusão de que algo “está fora do lugar ” , se sente diferente, de baixo astral, o indicado é que ela procure ajuda, e essa ajuda deve ser em primeiro lugar com um profissional da Psicologia. Em uma psicoterapia, essa pessoa vai descobrir o real motivo desses sentimentos.

As PICS podem ser de extrema importância neste processo, de forma complementar. O Reiki e a meditação recomendo nesta situação. Diante da grande variedade de formas meditativas, sugiro a meditação andando. Este tipo de meditação é muito apropriado às pessoas que possuem dificuldades em permanecerem em posições estáticas, paradas. Durante a prática da meditação andando, utilizamos o movimento, a respiração consciente e com isso, conseguimos experimentar o grande milagre do Agora, do momento presente.

Paulo Haridas é Profissional de Educação Física, Massoterapeuta Oriental e Teólogo Contatos @pauloharidas pauloserafim@gmail.com  ou (22) 999432441