No dia 26 de julho será realizada a 2ª edição do prêmio “Mulheres Pérolas Negras”. A premiação acontecerá na Câmara Municipal de Nova Friburgo, às 19h, em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho, e sancionado pela Lei nº 12.987/2014 como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

A celebração pelo dia 25/07 possibilita resgatar a história da mulher negra no país, pois muitas delas chefiam famílias e garantem o sustento. No Brasil, a mulher negra encontra-se em uma das posições mais vulneráveis da sociedade quando analisados fatores como, por exemplo, taxa de homicídios, inclusão no mercado de trabalho, disparidade salarial, condições de trabalho e desemprego.

Assim, o prêmio Pérolas Negras de 2024 será voltado àquelas mulheres pretas que realizam atividades em prol de sociedade equânime e justa em diversas áreas, mas que ainda têm pouco ou quase nenhum reconhecimento.

O objetivo é contribuir para romper com a invisibilidade feminina, além de sensibilizar a sociedade a respeito da necessidade de aprofundar as políticas públicas voltadas às mulheres negras para a diminuição das desigualdades e promover os seus direitos de cidadania.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Cultura, do Centro Cultural Afro Brasileiro de Nova Friburgo, do Pretas em Movimento NF, da Concessionária Águas de Nova Friburgo, Fri Online, Hospital Serrano e da Casa Friburgo.