55 anos: TV Cultura reapresenta programas com Elis Regina, Ney Matogrosso, Sócrates e outras personalidades
Como parte da celebração dos 55 anos da TV Cultura, a emissora exibe na próxima semana, entre os dias 8 de 12 de julho, com início à meia-noite, programas icônicos com grandes nomes da cultura brasileira. Confira abaixo:
Nesta segunda-feira (8/7), no Sr. Brasil, Rolando Boldrin recitou poemas e cantou músicas ao lado de seus convidados: João Matias e Tião Goiano, Zé Geraldo, Jaime Alem, Nair de Cândia, Dominguinhos, Lucina, Ney Matogrosso e Luhli. O programa foi exibido pela primeira vez em 19 de julho de 2005.
Já nesta terça (9), o MPB Especial vai ao ar com dois grandes nomes da música brasileira: Vinicius de Moraes e Toquinho. Os artistas cantam “Samba de Volta”, “Fogo Sobre a Terra”, “Carta ao Tom 75”, “Como é duro trabalhar”, “Sem Medo”, “Juvenialidades Auri-verdes” e “As Cores de Abril”. O programa é de 1973.
O Provocações, com Antonio Abujamra, na quarta-feira (10), apresenta dois momentos marcantes. O primeiro é a entrevista com Raí, Sócrates e Yezo, em julho de 2001; entre diversos assuntos Raí fala sobre sua experiência de vida na França, onde jogou por cinco anos, com atenção para a sociedade e a cultura, que considera muito adiante do que conhece no Brasil; Sócrates faz críticas aos dirigentes esportivos do Brasil da época e Yezo conta como comandou uma greve nacional no futebol argentino, nos anos 40, e de lá foi expulso pelo general Peron. O segundo programa traz conversa com o ator Paulo Autran, em maio de 2004, que discute muito da história teatral e relembra grandes montagens que marcaram a personalidade do teatro no Brasil.
O Vox Populi vai ao ar na quinta (11), com o programa que recebeu Elis Regina em 1978, que entre diversos assuntos falou sobre o início de sua carreira, composições como “Querelas do Brasil” e ouviu depoimentos de fãs. E, completando a programação, na sexta-feira (12), o Enigma, atração em formato de game show que promovia desafios a estudantes com perguntas sobre história do Egito e arqueologia, exibe edição de junho de 1989.