“Meu Coração (ou de carinho e de sexo)”, estreia nesta sexta-feira, 8
“Meu Coração (ou de carinho e de sexo)”, peça escrita e dirigida por João Cícero, estreia nesta sexta-feira, 8, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, Rio. A obra acompanha momentos significativos da relação de um casal de amantes ao longo dos anos, num embate entre o real e o idealizado, entre o desejo e o medo, abordando temas como preconceito, violência e solidão. A peça fica em cartaz até 1º. de maio, sextas, sábados e domingos, com classificação etária de 16 anos.
A peça é a primeira de uma trilogia sobre amores obsessivos, livremente inspirada na letra de Carinhoso, de João de Barro (1907-2006). As outras são “Meus Olhos (ou leituras pornográficas)” e “Lábios Meus (ou o leito de amor e morte)”, ainda sem datas para estreia. Em cada uma delas, uma relação amorosa obsessiva é discutida. Há também uma ligação do amor com uma doença corporal (no coração, nos olhos e nos lábios). As três peças constroem uma reflexão sobre limites éticos do amor em relações humanas e sociais da contemporaneidade.
João Cícero, autor e diretor
João Cícero é dramaturgo, diretor, historiador e crítico de teatro e arte. Em 2015 escreveu e dirigiu a peça Sexo Neutro, que cumpriu temporada no CCBB – RJ e foi indicada na categoria Melhor Dramaturgia ao Prêmio Questão de Crítica e ao Prêmio Cesgranrio. Em 2012, ganhou o prêmio literário por As Chuvas de Janaína, pela Biblioteca Nacional. Dirigiu e escreveu o musical infantil Menininha, que ficou em cartaz no CCBB – Rio e Brasília, no Oi Futuro BH, e fez turnê pelo Brasil participando do Projeto Palco Giratório do Sesc – Circulação Nacional. Escreveu e dirigiu a peça Batistério, que estreou no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto, Rio, fev/2017, e Ossos ou o Salto de Prometeu, que estreou no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto, Rio, set/2018. É formado em Artes Cênicas – Teoria do teatro – UNIRIO/2007, Mestre em Artes Cênicas – UNIRIO/2009; e Doutor em História da Arte – PUC-RJ/2015. Foi professor de Artes Cênicas e de História da Arte, na faculdade Senai – CETIQT, e atualmente é professor e coordenador da Licenciatura em Teatro/Faculdade Cesgranrio.