Foto: Ana Branco

A Arena Carioca Fernando Torres em Madureira, a Arena Carioca Jovelina Pérola Negra na  Pavuna e o Teatro Ipanema vão celebrar a musicalidade afro-brasileira com o show “Uma Roda para Moacir Santos”, do Andrea Ernest Dias Quarteto. Todas as três apresentações acontecem em julho (1º, 02 e 14), mês de aniversário do maestro, e foram concebidas a partir do manuscrito inédito da toada-afro “Rei dos Palmares” – em um caderno de anotações que Moacir desenvolveu para a trilha sonora do filme Ganga Zumba (1963), de Cacá Diegues. No show, o tema ganha um arranjo exclusivo do baixista Miguel Dias, criado a partir da melodia.

A obra inspirou Andrea Ernest Dias, flautista que também é biógrafa de Moacir Santos, a criar o show e para isso integrou ao repertório músicas que fundaram o estilo afro-jazzístico de Moacir Santos, como “Coisa n.5 – Nanã”, “Coisa n.4”, “Coisa n. 9” e “Mãe Iracema”, presentes na trilha sonora de Ganga Zumba e adiante incluídas em sua premiada discografia, com destaque para os LPs Coisas (Forma,1965) e The Maestro (Blue Note, 1972) e o CD Ouro Negro (Universal, 2001).

A flautista concebeu o roteiro musical fazendo de Moacir Santos o anfitrião de uma grande roda musical na qual serão ouvidos toques para os orixás, o afoxé, o jongo, a corima, o samba-de-roda, o choro, o maracatu, o samba, o rap e o funk. Acompanhada por Pedro Fonseca (piano e teclados), Miguel Dias (baixo e arranjo) e Felipe Larrosa Moura – (bateria), Andrea Ernest Dias receberá dois convidados especiais: Carlos Negreiros, compositor, barítono e percussionista, único integrante da antiga formação e atual diretor artístico da Orquestra Afro-Brasileira, com a qual vem renovando e mantendo vivo o legado do maestro Abigail Moura, e BNegão, compositor, rapper e cantor, integrante do Planet Hemp, criador e líder do Seletores de Frequência. O compositor, cantor e pesquisador Nei Lopes participa do show por vídeo, com gravação excclusiva para a apresentação.

Além de Moacir Santos, fazem parte dessa roda João da Baiana, Pixinguinha, Clementina de Jesus, Abigail Moura, Cartola, Dorival Caymmi, Dona Ivone Lara, Carlos Negreiros, Gilberto Gil, Nei Lopes, Dolores Duran, Cláudio Camunguelo, Maurício Tizumba e Letieres Leite. Andrea Ernest Dias Quarteto, BNegão e Carlos Negreiros festejam, com música, o legado de Ganga Zumba, Dandara, Zumbi dos Palmares e todos os heróis da luta antirracista no mundo. Com direção cênica do ator, cantor, bailarino e coreógrafo Édio Nunes,  o projeto prevê três apresentações, sendo apenas uma na Zona Sul e as outras na Pavuna e em Madureira. “Uma Roda para Moacir Santos” foi concebido por Andrea Ernest Dias e pela produtora Fulô Cultural, criada em 2003, e tendo desenvolvido projetos como “Ari Barroso – 100 anos”, “Gafieiras – Orquestras Populares Brasileira”, “Armorial: homenagem ao Movimento Armorial”, além do  Festival Moacir Santos 2020 – edição especial.

“Uma Roda para Moacir Santos” pretende alcançar um público diverso, ampliando o acesso à cultura e estimulando a relação desse público com os equipamentos culturais existentes no município do Rio de Janeiro. Este projeto foi contemplado no Edital de Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Teatro Ipanema

Data:14.07.22

Classificação indicativa livre

Ingressos gratuitos – retirada de ingressos 30 minutos antes da apresentação