O peixe é um alimento rico em ômega 3, uma “gordura” fundamental que controla os níveis de colesterol e as taxas glicêmicas do organismo, previne as doenças cardiovasculares e que auxilia no perfeito funcionamento da memória. Pensando nesses benefícios, o chef gastronômico Edson Alexandre, da Maxxima Gastronomia, ensina o preparo de Moqueca de Peixe, um prato, por sinal, bastante consumido pela população baiana.

Ingredientes:

Azeite

Cebola picada

Alho picado

Tomate (sem semente) picado

Postas de peixe firme (Caso não encontre peixe firme, passe um pouco de farinha de trigo em volta do mesmo)

Camarões médios

Cebola em meia lua

Pimentão verde, amarelo e vermelho (todos cortados em tirinhas)

Pitada de açafrão

Leite de côco

Coentro

Caldo de Peixe

Dendê

Farinha de trigo

Preparo:

Farofa

Manteiga, azeite de dendê, cebola picada, alho picado. Misture tudo em uma frigideira. Acrescente farinha de mandioca. Separe metade da frigideira e jogue mais manteiga. Junte um pouco de castanha de caju picada. Termine com raspas de laranja, limão taiti ou siciliano. Acrescente um pouco de salsinha picada ou manjericão.

Caldo de Peixe

Aparas de peixe e água, sal, cenoura e uma cebola sem cortes rústicos. Deixe ferver o caldo e baixe o fogo por 60 minutos.

Moqueca

Em uma panela quente, coloque óleo de côco e dendê. Em seguida, coloque a cebola picada e os pimentões. Refogue por dois minutos e ponha o alho. Acrescente os camarões, o peixe e salgue. Após um minuto, vire os camarões e em seguida, vire os pescados. Após dois minutos, acrescente o caldo de peixe e espere mais dois. Logo depois, coloque o amido de milho e o leite de côco e o açafrão. Assim que engrossar, ponha o coentro picado.

Bom apetite!