Conscientização sobre o câncer de mama é tema de encontro na Estácio Friburgo neste dia 25
Precisamos falar de câncer de mama! Ele é o segundo tipo de câncer mais prevalente na população brasileira e o primeiro em taxas de mortalidade entre as mulheres. Durante o Outubro Rosa, um mês tão importante para a promoção da saúde das mamas, a Estácio Friburgo convida toda a população para, no próximo dia 25, a partir das 15h, na sede da unidade, um bate papo esclarecedor, com palestras sobre o câncer de mama, com a participação de alunos e docentes do curso de Fisioterapia, e a presença de representantes da Associação das Mulheres Mastectomizadas de Nova Friburgo (AMMA), além de uma roda de conversa muito sincera com as pacientes atendidas pela clínica da instituição.
“É importantíssimo que se incentive as mulheres a procurarem os serviços de saúde e rastreamento Fazer o autoexame de mamas, não perder as consultas com o ginecologista e realizar a mamografia a partir dos 40 anos, que é essencial para um diagnóstico precoce e maior chance de cura”, afirmou o professor do curso de Fisioterapia Fellipe Abinasse.
Ele acrescenta ainda que a fisioterapia é essencial para o tratamento das sequelas relacionadas ao tratamento clínico do câncer de mama.
“Dentre elas podemos destacar o linfedema de membro superior, a síndrome da rede axilar, as limitações de movimento do ombro, fibroses, retrações e hipertrofias dos tecidos cicatriciais, musculares e que sofreram com a radioterapia, entre outros”.
No campus da Estácio Friburgo é oferecido o serviço de fisioterapia em oncologia gratuito, tanto para o câncer de mama como para diversos tipos de câncer.
“Além de capacitarmos nossos alunos dentro da fisioterapia em oncologia, com um professor que é especialista na área pelo Inca, oferecemos todo o suporte para as pacientes, uma vez que o tratamento é em nossa cidade, o que evita que essas mulheres tenham que se deslocar para outros municípios, o que se torna muito difícil, considerando todas as dificuldades como o transporte, o tempo fora do domicílio, o quadro clínico da própria paciente, o dinheiro gasto, entre outros”, conclui Fellipe.
Os interessados em serem atendidos pelos serviços disponíveis na Clínica Escola de Fisioterapia devem entrar em contato pelo telefone 22 992711118.