Usina Viva estreia temporada teatral e programação 2024 com cursos e oficinas em fevereiro e março
O aguardado projeto Usina Viva abre 2024 com mais uma leva de espetáculos e cursos na área cultural e artística na Usina Cultural Energisa. “O Usina Viva volta com tudo em 2024 com nossa programação de formação que é base do nosso trabalho. O curso de teatro com Tomás Braune propõe um resgate, uma homenagem, aos cursos da atriz Daniela Santi que formou muitos artistas na região, inclusive o próprio Tomás.”, informa Guilherme Rezende Jr., produtor responsável pelo projeto.
Todo o tempo do mundo, peça com direção de Bernardo Dugin, (adaptada do texto do autor Luis Erlanger), apresenta o encontro de Martha (Tânia Noguchi) e Ernani (WilsonWagner) em um consultório de geriatria. A partir de diálogos ácidos e divertidos, o espetáculo aborda o etarismo e a forma como os mais velhos são vistos pela sociedade.
Todo o tempo do mundo tem apresentação única no dia 24 de fevereiro às 19h e conta, em complemento, com a oficina “O Ontem é Agora”, com os atores Tânia Noguchi e Bernardo Dugin. A oficina propõe um exercício teatral para além das idades com os participantes. Em exercícios teatrais de tempo e percepção, os participantes experimentam o espaço/tempo a partir de uma relação passado, presente e futuro, por meio de seus corpos e da oralidade. A oficina O ontem é agora, acontece dia 25 de fevereiro de 9h às 12h. Todos os espetáculos serão seguidos de oficina com os artistas envolvidos, “uma forma de aproximar o público com os realizadores e expandir a experiência nas artes dos espetáculos.”, informa Guilherme Rezende Jr.
Em fevereiro, dia 24, também acontece a imperdível Oficina de Elaboração de Projetos com Cris Campos, professora do Departamento de Arte e Produção Cultural da UFF, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da mesma universidade. Cris atua como gestora e consultora em comunicação e produção cultural em várias frentes como cultura popular, cultura latino-americana, artes integradas, além de ser pesquisadora associada aos grupos de pesquisa TeleVisões (UFF), Nemacs (UFF) e LIDD (UFRJ).
A oficina faz parte de um conjunto de três que serão oferecidas sobre produção cultural e é oportunidade de formação gratuita e de qualidade já no início do ano para elaborar projetos e ampliar o conhecimento sobre a cadeia do mercado artístico e cultural que se constrói muito além dos palcos.
O Usina Viva também oferece (com início em de março de 2024), o curso de teatro com Tomás Braune, que acontece duas vezes por semana (terças e quartas de 19h às 21h), e vai até julho, (anima aí)!
Mais uma oportunidade incrível e viva de formação, com o ator que é formado em Direção Teatral pela UFRJ, escritor e criador do projeto Laboratório de atuação teatral, integrou o elenco da Armazém Companhia de Teatro e da Companhia Volante, ambos sediados na cidade do Rio de Janeiro, e da Cia. Pia Fraus, de São Paulo. Em Nova Friburgo, Tomás atuou no espetáculo O sonho de Tuhu, em parceria com a Companhia Arteira.
“O curso é um convite para inventarmos gramáticas corporais autorais. Ao longo de seis meses, pesquisaremos a dimensão psicofisica da atuação, adotando como ponto de partida a noção de ’ação física’ desenvolvida pelo diretor polonês Jerzy Grotowski. Paralelamente, estudaremos obras de artistas do campo da dança-teatro e do teatro físico, buscando identificar seus procedimentos de composição e investigar possibilidades dramatúrgicas do corpo cênico. ”, explica Tómas. Através da elaboração de partituras corporais e células coreográficas, cada participante criará um pequeno solo, a ser apresentado ao fim do curso. As inscrições para todas as oficinas podem ser realizadas por formulários disponíveis no link da bio do Instagram usinaviva ou pelo email usina.viva.23@gmail.com.
Projeto Usina Viva
Focando no Teatro, na Música e na Dança, O projeto Usina Viva é a continuação do reconhecido Ocupa Usina, residente na Usina Cultural Energisa em Nova Friburgo em e que ofereceu atividades culturais e artísticas, principalmente em audiovisual, durante o ano de 2022. Com o sucesso do primeiro ano, o projeto foi retomado em 2023 com o nome e conceito de Usina Viva, celebrando a arte dos espetáculos na serra com um projeto multilinguagem promovendo o encontro, a diversidade e o fortalecimento das vozes locais e compromisso inclusivo e democrático.
O time curador da Usina Viva conta com a cantora e violonista Luisa Lacerda, com o iluminador e produtor teatral Bernardo Lorga, com a artista e produtora Mariana Neves e com a cineasta Renata Spitz buscando fortalecer os artistas residentes na cidade e promover a troca de experiências com artistas de fora.
Serviço
Espetáculo Todo o Tempo do Mundo
Data: 24 de fevereiro
Horário: 19h
Oficinas
*As inscrições são realizadas por formulários disponíveis no link da bio do Instagram @usinaviva ou pelo email usina.viva.23@gmail.com
Oficina de Elaboração de Projetos com Cris Campos
Data: 24 de fevereiro
Horário: 13h às 20h
Oficina “O Ontem é Agora”, com Tania Noguchi e Bernardo Dugin
Data: 25 de fevereiro
Horário: 09h às 12h
Classificação indicativa: 14+