Dia do Mel: Aprenda harmonização com queijos por semelhança e contraste
Você sabia que 17 de março é considerado o Dia Nacional do Mel? A data foi instituída para enfatizar a importância da iguaria, que possui vitaminas e sais minerais, e pode ser incluída na alimentação de diferentes formas. Uma delas é por meio da harmonização com queijos. O mel, muitas vezes, é combinado com queijos de mofo branco, como Brie e Camembert, mas outras opções, como de mofo azul e mais maturados, também podem apresentar um contraste saboroso.
A harmonização dos sabores de queijos e méis pode ser feita de duas formas: por contraste ou semelhança. A Tirolez, maior indústria 100% brasileira e especialista na arte de produzir queijos, explica quais são as diferenças entre os tipos de harmonizações e quais tipos de méis são ideais para cada queijo.
Harmonização por Contraste
Como o próprio nome pressupõe, a harmonização por contraste consiste em equilibrar a intensidade do queijo escolhido com a doçura do mel. O objetivo é que os sabores sejam neutralizados, fazendo com que nenhum deles sobreponha o outro. Para uma combinação nesse sentido, o Queijo Coalho Tirolez, de sabor salgado, pode ser acompanhado com méis mais suaves, como o Mel de Laranjeira. Esse queijo é popular entre os brasileiros e essa a combinação por contraste promete encantar todos os tipos de paladares.
Outra opção é o Provolone Tirolez, que pode ser acompanhado de um mel mais cítrico e suave, como de Laranjeira. Isso porque este queijo italiano possui sabor defumado e levemente picante.
Harmonização por Semelhança
Na combinação por semelhança, busca-se realçar os sabores de cada iguaria. Isto é, ao escolher os queijos e méis para harmonizá-los, o objetivo é que o seu consumo simultâneo ressalte características similares que ambos possuem. Um exemplo de queijo e mel que possuem notas parecidas é o Queijo Azul e o Mel de Eucalipto. A combinação é destinada a quem aprecia sabores mais intensos, já que o picante do Queijo Azul se equilibra com o sabor marcante deste tipo de mel.
Um outro destaque da harmonização por semelhança que agrada grande parte dos paladares é a união de queijos de mofo branco com méis mais doces e cítricos. O Brie e Camembert Tirolez podem ser acompanhados do Mel de Laranjeira, já que suas texturas cremosas e seus tons suaves se equilibram com a doçura cítrica deste tipo de mel. Para você poder comprovar isso, a Tirolez ensina como fazer seu Queijo Camembert com chips de presunto cru, framboesa fresca e mel, uma entrada saborosa, que tem o mel como o toque final ideal em sua receita.
Aprenda como fazer a receita com o passo a passo abaixo:
Queijo Camembert com chips de presunto cru, framboesa fresca e mel
Ingredientes:
– 2 embalagens de Queijo Camembert Tirolez
– Azeite para untar
– 100 g de presunto cru
– 1 xícara de framboesas frescas
– 2 colheres (sopa) de mel
– 2 colheres (sopa) de pistache picado
– Torradinhas de pão para acompanhar
Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga e coloque o presunto cru em tirinhas. Leve para assar por 10 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar.
Coloque os Queijos Camembert Tirolez inteiros em uma assadeira untada com azeite.
Leve para assar por 10 minutos ou até que fiquem derretidos por dentro.
Coloque na tábua e decore com as framboesas e o presunto cru. Cubra com mel e polvilhe a farofinha de pistache.
Sirva as torradinhas como acompanhamento.
Tempo de Preparo: 15 minutos
Rendimento: 4 porções