Nutrição em Foco: Falta de vitamina D, entenda os sintomas
Por Matheus Oliveira
A deficiência da vitamina D pode levar á fadiga constante e baixa energia, afetando sua disposição e desempenho nas atividades diárias, além disso a presença de dores ósseas e musculares persistentes, que podem se manifestar como desconforto ou sensibilidade em várias partes do corpo, está ligada a deficiência dessa vitamina. Mas como podemos combater a deficiência da vitamina D? Ingerir alimentos fontes de vitamina D com a exposição solar, pois a luz solar é uma importante fonte dessa vitamina para o organismo. Quando a pele é exposta à luz solar, o corpo produz vitamina D3 a partir do colesterol presente na pele. Alimentos fontes de Vit. D: Gema de ovo, atum, salmão, bife de fígado, fígado de galinha, tilápia e óleo de Fígado de Bacalhau.
– Energia e disposição: Taurina
A Taurina, aminoácido presente no corpo e em alimentos, é importante para a saúde cerebral, auxiliando na formação de neurotransmissores como dopamina e serotonina (hormônios do prazer). Além disso, ajuda a diminuir a fadiga, aumentar a resistência e favorece a recuperação muscular pós-exercício. Alimentos fontes: peixe, frango, peru, carne vermelha e frutos do mar.
– Spirulina: uma verdadeira potência nutricional
Rica em proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes, a spirulina oferece uma gama completa de nutrientes essenciais para o corpo. Melhora na imunidade, fortalecendo suas defesas naturais; redução do colesterol, estudos indicam que ela pode desempenhar um papel na redução dos níveis de colesterol LDL; efeito anti-inflamatório, os antioxidantes presentes nela como carotenóides ajudam a combater inflamações no nosso corpo; fonte de nutrientes, vitamina B12, ferro, fósforo e magnésio. Produto pode ser consumido em pó a granel ou em cápsula, venda em farmácias e casas de produtos naturais.
– Hibisco não é apenas uma flor bonita, oferece também uma variedade de benefícios para a saúde
Estudos mostram que o hibisco ( nome cientifico – Sabdariffa) pode ajudar a reduzir a pressão arterial, contribuindo para a saúde do coração e prevenindo a hipertensão; a for hibisco é conhecida por seus efeitos de controle de apetite, favorecendo a perda de peso; tem sido usado tradicionalmente para ajudar a aliviar infecções do trato urinário, graças as suas propriedades diuréticas e antibacteriana. A flor de hibisco (Sabdariffa) pode ser consumida na forma de chá.
– Óleo de abobora: um poderoso anti-inflamatório que auxilia no equilíbrio hormonal
O óleo de abobora é extraído das sementes do fruto da aboboreira , também conhecida como moranga ou jerimum, e traz diversos benefícios para a saúde como: ajuda na eliminação de parasitas intestinais, na estimulação da serotonina (hormônio do humor), regula os níveis de açúcar no sangue, protege contra doenças do coração, fortalece os cabelos e é um importante aliado para uma próstata saudável. Pode ser consumido via oral através de capsulas. Importante verificar se o óleo é 100% natural, para que não contenham substâncias nocivas ao corpo que afetem o bem estar.
*Matheus Oliveira é Pós-graduado em nutrição clínica pela UFRJ, nutrição hospitalar pela Facuminas e gastronomia aplicada à nutrição pela Instituição de ensino Farmat. Designer gráfico pós graduado pela Faculdade Iguaçu. Autor e produtor de 4 livros. Embaixador de turismo do Rio de Janeiro.