A pauta da Economia Circular integrou a programação da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Baku, no Azerbaijão. O evento, com término neste 22 de novembro, teve programação intensa de debates sobre o futuro do planeta frente às alterações climáticas.

Presidente do Instituto Nacional de Economia Circular, Marcelo Souza participou na última quinta-feira (21), do painel Economia Circular em Ação: Valorizando o Descarte e Reimaginando o Futuro do Plástico. Foram abordadas soluções inovadoras para a reciclagem de materiais como polipropileno (PP), plástico metalizado (BOPP) e embalagens longa vida, que frequentemente acabam em aterros devido à baixa valorização no mercado de reciclagem.

O painel aconteceu no espaço da ICC Internacional (WTO), em parceria com a Hub Conecta. “É de extrema importância discutir a implementação de políticas que incentivem a reciclagem desses materiais, fortaleçam a economia circular e integrem práticas sustentáveis nas cadeias produtivas”, diz Souza.

Marcelo Souza é também professor universitário e CEO de empresa referência em soluções sustentáveis para o setor industrial. É autor do livro Reciclagem de A a Z, antologia que reúne conhecimentos de nomes importantes da economia circular e da reciclagem nas principais cadeias produtivas no Brasil. (Onde encontrar obra: Clube de Autores)

Marcelo Souza é químico e engenheiro de produção e mecânica. Tem MBA Internacional em Administração pela FGV, MBA pelo Instituto Universitário de Lisboa, pós-MBA em Tendências e Inovação e Formação de Conselheiro de Administração pela Inova Business School. É mestre em Administração pelo Instituto Universitário de Lisboa, com especialização em Transformação Digital pelo MIT e em Economia Circular pela Universidade de Berkeley Extension.

É CEO da Indústria Fox – Economia Circular e suas subsidiárias, presidente do Conselho de Administração da Ilumi Materiais Elétricos, conselheiro e diretor de Meio Ambiente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) – Regional Jundiaí e membro do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp.  Professor da PUC de Campinas, é membro da Coalizão Empresarial por um Tratado dos Plásticos e presidente do INEC – Instituto Nacional de Economia Circular. Também escritor, agora publica seu terceiro livro, a antologia Reciclagem de A a Z, que reúne conhecimentos de especialistas em economia circular e reciclagem.