No último domingo, 1 de dezembro, os alunos Arthur S. Oliveira, Laís Simões Raposo e Lara Kher Ouverney, do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), em Nova Friburgo, alcançaram um feito notável ao conquistarem o 1º lugar na categoria dos 6º e 7º anos da FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu no CEFET Maracanã. O trabalho vencedor, intitulado “Panela de barro é que faz comida boa”, foi desenvolvido sob a orientação da professora Jeane Guaralde e coorientação da professora Deborah Simões.

A pesquisa explorou o universo cultural e funcional da panela de barro, destacando seu papel como tecnologia social e seu valor histórico e simbólico. Ao partir do distanciamento da sociedade brasileira em relação a esse utensílio ancestral, os alunos objetivaram promover o diálogo entre saberes populares e científicos. A equipe apontou também que a panela de barro, além de símbolo espiritual de povos indígenas, como os Macuxi, é uma alternativa sustentável e econômica, com benefícios no que diz respeito aos hábitos alimentares. A pesquisa ainda chamou atenção para ameaças, como a mineração ilegal e a crise climática, que colocam em risco a preservação desse patrimônio imaterial.

A conquista do 1º lugar na FECTI, feira realizada pela Fundação CECIERJ e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, que conta com o apoio da FAPERJ, do CNPQ, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Governo Federal, é um marco no reconhecimento do trabalho desses jovens cientistas e da educação desenvolvida em nossa cidade. Os alunos ainda foram selecionados para representar nosso estado na Ciência Jovem, uma das maiores feiras científicas do Brasil, que acontecerá em 2025 (Recife/PE). Realizada desde 1994 pelo Espaço Ciência, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), a Ciência Jovem reúne anualmente cerca de 300 projetos de estudantes e professores do Brasil e de outros países, destacando-se como uma vitrine nacional e internacional da inovação e criatividade juvenil.