Depois do sucesso da exposição NATIVA – arte, natureza e sociedade, que atraiu grande público e provocou reflexões sobre a relação entre o ser humano e a natureza, a Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, abre as portas para uma nova experiência artística: LUX – Luzes da Memória, a mais recente mostra do Projeto Resistência Artística, que começa nesta sexta-feira, 27 de junho.

Esta edição mistura as novas tecnologias de som, luz e imagem presentes nas artes na atualidade em articulação com a temática da história local. Nesse sentido, a contemporaneidade permite que a arte e a tecnologia se complementem sinalizando novas formas de expressão e experimentação.

Com a participação das arquitetas e artistas visuais Nubia Gremion e Mariana Portugal, a mostra oferece instalações artísticas em ambientes imersivos e ambiências multissensoriais. Ou seja, mais do que apenas olhar, quem visitar a exposição vai interagir com as obras, num convite à produção de sentido, entendimentos e presença.

“O passado reaparece no presente em forma de memória e história. O futuro também se encontra hoje enquanto projeto, desejo e sonho. Nesse constante agora, nesse processo de presentifição do passado, projetamos um futuro de mundos possíveis”, explicam os curadores do projeto, Mario Moreira, Tiago Vianna e Mario Massena.

Assim, relacionar a história local com experiências estéticas contemporâneas, com destaque para os efeitos de luz e iluminação, permitirão reflexões na relação entre o espectador e a obra de arte, e sobre a memória individual e coletiva. A proposta é mostrar que arte não precisa ser algo distante: ela pode ser vivida, sentida e compartilhada por todos.

“É um orgulho para nós patrocinarmos o projeto Resistência Artística, que está sempre inovando e em total sinergia com a proposta curatorial do Instituto Energisa para a região, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável, além de impulsionar a economia criativa de Nova Friburgo”, comentou Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.

A exposição LUX – Luzes da Memória é a segunda exposição da 3ª edição do Projeto Resistência Artística, que já se firmou como um espaço de inovação e valorização da cultura na cidade. A visitação é gratuita, com Classificação Livre, e acontece de 27 de junho a 19 de setembro, de terça a sábado, das 13h às 20h, na Usina Cultural Energisa.

O projeto tem realização da WN Recursos, apoio do Instituto Energisa, União Mundial e Prefeitura de Nova Friburgo, com patrocínio do Grupo Energisa, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO:

Exposição LUX – Luzes da Memória

Data: 27 de junho a 19 de setembro

Abertura: às 17h, no dia 27 de junho

Horário: terça a sábado, das 13h às 20h.

Local: Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, nº 55 – Centro)

Classificação Livre | Entrada gratuita