Luci Collin celebra 40 anos de poesia com a coletânea Incombinados: poemas escolhidos

Celebrando quatro décadas de trajetória literária, a escritora Luci Collin lança Incombinados: poemas escolhidos, uma antologia publicada pela Maralto Edições que reúne uma seleção criteriosa de poemas feita pela própria autora. Ativa na cena literária, Luci é uma das vozes mais inventivas da poesia contemporânea brasileira; sua produção também abrange contos, romances, ensaios e traduções, demonstrando a força e a multiplicidade de sua escrita.
Incombinados percorre dez livros publicados, desde Estarrecer (1984), primeiro título da autora, até poemas mais recentes, revelando a evolução de sua linguagem e a solidez de seu compromisso estético com a palavra. A obra é um verdadeiro mergulho afetivo e crítico no percurso poético de Luci, marcado por uma escrita que desafia convenções, rompe com formas fixas e aposta na experimentação.
“Escolher poemas de cada um dos livros me colocou em confronto com essa ideia de ‘obra’ e como cada publicação vem marcada pela experiência de vida num determinado momento”, reflete Luci Collin. “Nos primeiros poemas, a preocupação formal, os temas mais dramáticos, uma poesia e uma poeta que estavam se descobrindo; os mais recentes são mais fluidos, correspondem a uma criação mais madura e profunda com o próprio ato da escrita. Depois de 40 anos de poesia, já está firmado o meu compromisso estético com a palavra.”
A capa do livro reflete a inquietação criativa de Luci: foi retirada de uma arte de rua de Marciel Conrado, que homenageou a autora em um mural pintado na fachada de um prédio em Curitiba (PR), cidade onde ela construiu grande parte de sua carreira. A escolha da imagem urbana e espontânea dialoga diretamente com o espírito livre e provocador da poesia reunida na antologia.
Ao revisitar sua obra, a autora deparou-se com poemas que ganharam novas camadas de sentido — especialmente aqueles da chamada “trilogia do Es” (Estarrecer, Espelhar e Esvazio), marcados por uma escrita visceral, intuitiva e experimental. Textos como “Declaração” e “Saidaentrada” surpreenderam a autora por conta da densidade interpretativa e ousadia. Já poemas como “Molde” e “Meus oito anos” destacam o interesse visual e estrutural que acompanha sua poesia desde o início, influenciado por leituras e experiências ligadas à palavra concreta e à espacialidade do texto.
“Sempre achei importante conhecer diversas possibilidades de tratamento da linguagem poética, e essa relação de interesse remonta aos primeiros anos da minha formação, que foi muito eclética em termos de leituras de poesia”, conta Luci Collin. “Tudo isso justamente para, no momento da composição, dispor de estratégias e recursos formais que reforcem o conteúdo do poema. No primeiro momento da minha carreira como poeta, é perceptível uma maior exploração da visualidade, uma influência da ideia de ‘palavra concreta’. Aprecio demais recursos de espacialidade e de visualidade. Eles aparecem por toda a obra.”
Mais do que uma reunião de poemas, Incombinados é uma obra que narra, em versos, o amadurecimento de uma poeta que nunca se acomodou. Uma “prestação de contas” afetiva e estética com a própria história literária — e, ao mesmo tempo, uma potente porta de entrada para novos leitores que queiram conhecer o universo lírico e radical de Luci Collin. Incombinados: poemas escolhidos faz parte do Programa de Formação Leitora Maralto, uma iniciativa direcionada para escolas de todo o país.
Sobre a autora
A curitibana Luci Collin é escritora, tradutora e professora. Formou-se em Piano/Performance, Letras (Português/Inglês) e Percussão Clássica, além de ser doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP) e pós-doutora em Tradução de Literatura Irlandesa. Lecionou na UFPR entre 1999 e 2019. Estreou na literatura em 1984 com Estarrecer e construiu uma carreira reconhecida na poesia e na prosa. Foi finalista do Prêmio Oceanos (Querer falar, 2014), venceu o Prêmio Jabuti com A palavra algo (2016) e recebeu distinções como o Prêmio Clarice Lispector e o Prêmio Literário Biblioteca Nacional (Dedos impermitidos, 2021). Tradutora de autores como Virginia Woolf e Seamus Heaney, tem obras publicadas no Brasil e no exterior e integra a Academia Paranaense de Letras (Cadeira 32).
Lançamento
Incombinados: poemas escolhidos
Autora: Luci Collin
Editora: Maralto Edições
Preço: R$ 59,90
Ano: 2025
Gênero: Poesia
Páginas: 259
Vendas: https://loja.maralto.com.br e livrarias parceiras
Evento de lançamento
Livraria Telaranha
Data: 30 de agosto, a partir das 14h
R. Ébano Pereira, 269 – Centro, Curitiba – PR