Márcio Swk em ação em 2024

A partir da próxima quinta-feira, 14 de agosto, Santa Teresa receberá a segunda edição do Festival de Arte Urbana (FAUST). Diversos espaços públicos e muros do bairro serão tomados por obras em variadas linguagens visuais, reafirmando o bairro como um dos mais criativos do Rio. Em alinhamento com seu DNA artístico, o hotel Santa Teresa MGallery renova seu apoio ao festival, do qual também foi parceiro em sua edição inaugural, em 2024.

Para homenagear as ruas da chamada “Montmartre carioca”, nomes como Bruno BR Bogossian, Toz, Márcio Swk, Di Couto, LF ZOD, Madruga, Duim, entre outros, irão colorir o bairro com novas criações. O público poderá acompanhar de perto a construção das obras — que envolvem técnicas como grafite, mosaico e colagem — e mergulhar no cotidiano desses artistas, com espaço para troca e interação.

Entre os dias 14 e 17 de agosto, haverá um mutirão criativo de diversos artistas, muitos deles moradores do próprio bairro, como RafaMon, Toz e Kajaman, entre outros. Dentre as obras produzidas, estão peças envolvendo técnicas como projeções, azulejaria, grafite e colagens. O público pode acompanhar e interagir durante o processo de produção das obras que transformam o bairro em uma galeria de arte a céu aberto. Durante o evento, o público também poderá participar de experiências musicais e gastronômicas especiais de bares e restaurantes da região.

Nos dias do festival de arte urbana em Santa Teresa, um muro na frente do Hotel Santa Teresa MGallery será transformado em uma gigantesca tela ao ar livre. Um mural de aproximadamente 100 metros quadrados, localizado na Almirante Alexandrino, na altura do número 600, será palco para a criação de uma nova obra do artista visual Bruno BR Bogossian. Conhecido por seu trabalho que transita entre ilustração, moda, grafite, design e artes plásticas, BR une diferentes linguagens visuais em um universo próprio – onde linhas simples e composições intrincadas se equilibram e atribuem forma ao caos criativo.

A pintura, realizada com tinta acrílica e spray, terá uma forte identidade brasileira, com referências tropicais e elementos botânicos. O público poderá acompanhar ao vivo todo o processo de execução do mural, que será criado em parceria com o artista Tarm, também reconhecido na cena urbana carioca.

“Santa Teresa é considerado um dos principais lugares onde começou a história do grafite no Rio, um lugar que abraçou essa cultura e onde eu sempre tenho prazer em voltar para pintar. O bairro tem todo esse charme e é um imenso prazer em participar da segunda edição do Festival Faust. Esse ano, faço um painel junto com meu amigo Tarme. Vamos misturar nossos trabalhos e faremos uma intervenção que é uma explosão da cultura brasileira, algo bem tropical”, explica Bruno BR.

De acordo com Sophie Barbara, gerente geral do hotel, a proposta é proporcionar experiências que unam cultura e hospitalidade, tanto para moradores quanto para turistas. “Santa Teresa é um dos bairros mais autênticos do Rio, onde a arte pulsa nas ruas. Estar inserido nesse cenário criativo nos motiva a apoiar projetos que celebrem a cultura local e atraiam visitantes em busca de vivências únicas’, comenta.

O Hotel Santa Teresa MGallery, que já é conhecido por seu compromisso com a arte e o design brasileiro, integra o circuito cultural do bairro e recebe regularmente mostras e exposições em diferentes espaços da propriedade. Durante o festival, o Bar dos Descasados também recebe a exposição da artista visual Rafa Mon, como parte do projeto MGallery Art Project. A visitação é gratuita.

No dia 17 de agosto, data de encerramento do festival, o hotel promove um coquetel destinado aos artistas do bairro no Bar dos Descasados.

Mapa cultural e acesso às obras

Para facilitar a visitação, será distribuído um mapa com mais de 30 intervenções artísticas espalhadas por Santa Teresa. O material inclui informações sobre os artistas e as localizações das obras. Com tiragem de 10 mil exemplares, também estará disponível online no site www.visitesantateresa.rio e poderá ser retirado em pontos estratégicos do bairro, como o Hotel MGallery, a Estação do Bondinho da Carioca, bares, restaurantes, museus, lojas e com promotores locais.

Experiências sensoriais: arte, música e gastronomia

A fim de celebrar o Festival Faust, durante a noite, o bar da piscina do hotel Santa Teresa MGallery oferece drinques autorais harmonizados com pequenas criações gastronômicas — como o floral Crystal Diva, servido com brioche tostado, cavaquinha e picles de carambola; ou o clássico Timeless Negroni, ideal com steak tartar e tapioca soufflée. Também há opções não alcoólicas, como os sofisticados mocktails preparados com gin 0%. A experiência se encerra com a Tarte Gin Au Citron, uma sobremesa líquida à base de gin, limão, iogurte e amêndoas, finalizada com crumble crocante.

No sábado e domingo, o hotel convida o público a apreciar o tradicional BBQ no jardim, das 12h às 16h. O menu reúne uma seleção de carnes como flat iron, legumes grelhados, opções vegetarianas como tofu e cogumelos, além de frutos do mar variados – entre eles camarões, peixe e polvo –, preparados na brasa em um ambiente ao ar livre e repleto de charme.